- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
quinta-feira, 25 abril, 2024 - 05:22 AM
- PUBLICIDADE -

59,73% da população estão totalmente imunizadas contra a covid-19, informa Secretaria de Saúde do DF

No momento, a vacinação ocorre para os pré-adolescentes com 12 anos ou mais, faixa etária que já tem 87,91% com a primeira dose

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que 59,73% da população já completamente vacinada contra a covid-19. Segundo a pasta, o DF já aplicou 4.261.983 doses, sendo que 74,25% representam que já tomou ao menos uma dose. Ao todo, 1.751.562 pessoas receberam duas doses e 58.363, a dose única.

A cobertura vacinal, conforme mostra o vacinômetro da secretaria, já começa a dar resultados, tanto que o nível da taxa de transmissão da doença já começa a cair, ficando, no último dia 12, em 0,69. Com isso, houve redução do número de casos e óbitos, além de baixo número de internações pela doença (hoje a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 48,21%).

“O objetivo do GDF é aumentar ainda mais a população totalmente imunizada. A Secretaria de Saúde não tem medido esforços para oportunizar a vacina a toda população. É um avanço a ser comemorado alcançar esse percentual de imunizados, mas sabemos que temos que continuar intensificando o nosso trabalho de convencimento da população para que busque a primeira dose e não se esqueça de voltar para tomar a segunda”, ressalta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Para conseguir vacinar as pessoas que ainda não tomaram nenhum dose e também completar a vacinação de quem já tomou a primeira dose, a SES-DF fará no próximo dia 20 um mutirão – chamado de Dia D da vacinação – para tentar completar o ciclo vacinal. “Vamos levar a vacina para mais perto ainda da população. Sairemos da rotina da vacina apenas nas unidades de saúde e a disponibilizaremos em locais de grande movimentação de pessoas”, garante Valero.

No dia 20 de novembro também será possível tomar a segunda dose e doses de reforço e adicional. No entanto, os imunizantes para esse público, além da primeira dose para adolescentes, serão aplicados nas unidades básicas de saúde. Vale ressaltar que a dose adicional é aplicada em pessoas com imunossupressão grave que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Os locais de vacinação são divulgados diariamente no site da Secretaria de Saúde.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?