Agência Brasil celebra 35 anos com homenagens e exposição fotográfica
Em comemoração aos 35 anos da Agência Brasil, completados no último sábado (10), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promoveu, nesta quarta-feira (14), um evento para homenagear alguns dos profissionais que contribuíram para a consolidação do veículo como um dos mais importantes do país. Editores, repórteres, fotógrafos e tradutores foram celebrados.
Atuando em favor da cidadania por meio do jornalismo digital, a Agência Brasil publica diariamente mais de 100 conteúdos, entre textos, imagens e artes.
“Neste mais de um ano que estou na Agência, confirmei a expectativa que eu tinha sobre a importância do veículo para a comunicação pública e também sua qualidade e competência de seus profissionais”, avaliou Fernando Rosa, gerente-executivo da Agência Brasil, Radioagência Nacional e Radiojornalismo da EBC.
Segundo ele, em 2024, as matérias da Agência tiveram mais de 85 milhões de visualizações e foram reproduzidas por cerca de 11 mil sites de todas as regiões do Brasil. “Isso demonstra que estamos cumprindo com a nossa missão editorial”, completou.
Para a gerente de jornalismo digital da EBC, Juliana Cézar Nunes, comandar essa cobertura factual, contextualizada, feita sob a perspectiva do cidadão e disponibilizada também em inglês e espanhol, é “uma honra, um orgulho e também uma enorme responsabilidade”.
“Nesse momento de celebração, é importante que a gente possa olhar para o nosso histórico com orgulho do que é entregue para a sociedade brasileira: um jornalismo público comprometido e que dá informações para que o cidadão busque seus direitos”, disse.
“Também temos que tomar um fôlego e mirar um futuro com novas linguagens, novas plataformas, pois tenho certeza que a Agência ainda tem muito a oferecer para a EBC e para a sociedade brasileira”.
A diretora de jornalismo, Cidinha Matos, também destacou a importância da prestação de serviços feita pela Agência Brasil à população e afirmou que segue buscando o reforço do jornalismo da EBC como um todo.
“É uma equipe muito aguerrida, que dá muito orgulho e pela qual eu brigo no que precisar. Queria agradecer a todos pelo empenho e pelo trabalho coletivo que é feito para o cidadão”, pontuou.
Em um ambiente cada vez mais desafiador para o jornalismo, o diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, agradeceu aos profissionais que carregam o legado da Agência Brasil e que se superam em busca da melhor cobertura.
“Nossa responsabilidade é cuidar da comunicação pública do país e fico muito feliz que a Agência continue sendo esse veículo que representa tão bem esse conceito, com credibilidade e com o respeito da população e também de outros veículos”, finalizou.
Homenagens
No evento, editores, repórteres, fotógrafos, tradutores e equipe de apoio foram homenageados pela direção da empresa por sua dedicação ao cobrir os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo nos últimos 35 anos. Foram celebrados os profissionais mais antigos de cada praça. Veja a lista completa:
Editores
- Graça Adjuto
- Nádia Franco
- Fernando Fraga
Os três ingressaram ainda na antiga Radiobrás e dedicam-se há mais de 20 anos ao dia a dia da Agência Brasil.
Repórteres Brasília
- Wellton Máximo (desde 2006)
- Alex Rodrigues (desde 2006)
Repórteres São Paulo
- Flávia Albuquerque (desde 2003)
- Elaine Patrícia Cruz (desde 2004)
Repórteres Rio de Janeiro
- Douglas Corrêa (na empresa desde 1973 e na Agência Brasil desde a sua criação, em 1990)
- Cristina Índio, (na empresa desde 1983 e na Agência Brasil desde 1994)
Fotógrafos
- Antônio Cruz
- José Cruz
- Valter Campanato
Os três integram o time da Agência Brasil desde o início, em 1990.
Tradutores
- Mário Nunes Júnior
- Nira Foster
Ambos estão na empresa desde 1982 e na Agência Brasil desde 2013.
Redes
- Marcela Ribeiro (desde 2005)
Apoio administrativo
A celebração foi finalizada com um tributo a Sérgio Santana de Lima, conhecido como Chackan, que ingressou na empresa em 2011 e colaborou no desenvolvimento do site da Radioagência e, posteriormente, integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento da Agência Brasil.
Exposição
Durante o evento, foi anunciada a abertura de uma exposição com registros fotográficos produzidos pelos fotojornalistas da Agência. A mostra ficará disponível nos corredores da EBC em breve, para celebrar a história e a relevância do jornalismo visual no relato dos principais acontecimentos nacionais e internacionais.