Exposição inédita no Brasil celebra 200 anos de Júlio Verne no MIS Experience, em São Paulo

Publicado em: 08/07/2025 07:56

Mais de 150 anos depois do lançamento dos principais livros de Júlio Verne (1828-1905), os admiradores de sua obra poderão ter um gostinho do universo criado pelo autor na exposição “Uma viagem imersiva e extraordinária — Júlio Verne 200”, que estreou no MIS Experience, na Zona Oeste de São Paulo. A capital paulista é a segunda cidade no mundo a receber a montagem, cuja estreia foi em Barcelona, na Espanha, no ano passado. A mostra integra uma turnê mundial em homenagem aos 200 anos do autor francês que terminará em Paris, na França, em 2028.

Considerado um dos “pais” da ficção científica, Verne nasceu em Nantes, cidade portuária da França, e escreveu romances cujos panos de fundo eram os avanços tecnológicos da sociedade europeia do século 19. “Viagem ao centro da Terra” (1864), “20 mil léguas submarinas” (1870) e “A volta ao mundo em 80 dias” (1872) são algumas de suas obras mais conhecidas. Publicado em mais de uma centena de línguas, o autor francês transformou arte, ciência e tecnologia em protagonistas dos enredos.

Para celebrar sua jornada de dois séculos, os fãs do clássico escritor poderão viajar ao centro da Terra e dar a volta ao mundo (em menos de 80 dias, claro) na experiência sensorial e interativa que integra mais de 1.500 metros quadrados do MIS Experience. O percurso, dividido em oito salas, é acompanhado por uma trilha sonora gravada pela Orquestra e Coro Sinfônicos de Bratislava, da Eslováquia.

No espaço, o visitante é convidado a conhecer mais sobre a vida do escritor francês. Entre os fatos descritos em uma linha do tempo, descobre-se que Verne começou sua trajetória como escritor de peças de teatro e que seu primeiro livro publicado foi “Cinco semanas em um balão” (1863), que narra uma série de aventuras na África e integra a série “Viagens extraordinárias”.

Salas vão de experiências de realidade virtual a pintura de objetos que fazem parte das histórias de Verne — Foto: Divulgação/Lucas Mello
Salas vão de experiências de realidade virtual a pintura de objetos que fazem parte das histórias de Verne — Foto: Divulgação/Lucas Mello

No decorrer da experiência, o público passa por salas de realidade virtual e metaverso, com imagens que reconstituem cenas da vida do autor. Outro espaço apresenta recriações de edições famosas de seus livros, objetos e mapas da época.

O destaque da experiência se dá em um grande salão com projeções imersivas que reproduzem e exploram cenários de suas obras mais famosas, do pioneiro “As Aventuras do Capitão Hatteras” (1864) a “A esfinge dos gelos” (1897), publicado menos de dez anos antes de sua morte. As ambientações (diversas e tecnológicas) mostram que a mente de Júlio Verne estava à frente de seu tempo e explicam como seu legado moldou a história da ficção científica e da literatura fantástica até os dias de hoje.

Há também uma sala ainda mais interativa, onde o público é convidado a colorir desenhos de objetos que fazem parte das histórias de Verne. Esses, depois de coloridos, são projetados em uma grande tela.

A mostra foi idealizada pelo estúdio espanhol Layers of Reality e teve sua estreia no IDEAL, Centro de Artes Digitais de Barcelona. É também apoiada e assessorada pela Société Jules Verne, principal organização internacional dedicada aos estudos do francês que publicou bibliografias, versões originais de obras póstumas e suas correspondências da época.

“Uma viagem imersiva e extraordinária — Júlio Verne 200”

A exposição acontece no MIS Experience (Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca). Terças a sextas, domingos e feriados, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h. A entrada é gratuita às terças-feiras e nos demais dias varia entre R$ 30 e R$ 80. Os ingressos estão à venda no Ticketmaster.

* Estagiária sob orientação de Pedro Carvalho


Bing News

Compartilhar

Faça um comentário