EUA suspendem política de retirada de sapatos em aeroportos

Publicado em: 08/07/2025 23:09

A Administração de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (TSA) não exigirá mais que os viajantes tirem os sapatos durante as verificações de segurança nos aeroportos americanos.

A medida foi anunciada pela Secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, nesta terça-feira (8), encerrando uma política impopular.

A administração federal exigia que a maioria dos passageiros aéreos dos EUA tirassem os sapatos durante a inspeção por quase duas décadas.

“A chave da nossa abordagem é a segurança em camadas. Os passageiros continuarão passando por várias etapas de triagem. Eles também passarão pela verificação de identidade. E, de fato, a TSA obteve recentemente um sucesso fantástico com a implementação do Real ID”, disse Noem.

 

A norma foi implementada para a verificação de explosivos em 2006. A regra foi implementada quase cinco anos após os ataques de 11 de setembro, quando Richard Reid, conhecido como o “bombista do sapato”, usou fósforos na tentativa de detonar dispositivos explosivos escondidos em seus sapatos em um voo de Paris para Miami.

“Com esta política, prevemos que os americanos, os viajantes e aqueles que chegam ao nosso país ficarão muito animados por não precisarem mais tirar os sapatos”, disse Noem.


Bing News

Compartilhar

Faça um comentário