Orkut pode voltar? Rede social queridinha dos anos 2000 agita a web

Publicado em: 10/07/2025 06:55

O nome Orkut voltou a agitar as redes sociais brasileiras nesta quarta-feira (9), reacendendo a nostalgia de uma geração que passou boa parte da adolescência entre scraps, depoimentos e comunidades como “Eu odeio acordar cedo” e “Tenho preguiça até de ter preguiça”. A expectativa foi alimentada por uma antiga promessa de seu criador, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten.

Embora a declaração mais recente sobre o possível retorno da plataforma seja de 2022, a movimentação online foi suficiente para levar “Orkut” e “Orkut vai voltar” aos trending topics. O texto, publicado no site oficial da rede social, ainda está no ar e afirma que a equipe está “trabalhando duro para trazer o Orkut de volta”.

“Estamos construindo algo novo e mágico. Algo que coloca a comunidade em primeiro lugar. Onde você é mais do que um número, um algoritmo ou um alvo de anúncios”, diz o criador, sem oferecer prazos ou detalhes sobre o formato da nova versão.
Nas redes, o clima é dividido entre empolgação e ceticismo. Enquanto alguns dizem que “só voltam se puder ver quem visitou o perfil”, outros comemoram a chance de reviver os tempos de “me adiciona que eu te adiciono”.

O futuro da plataforma, no entanto, ainda é nebuloso. Não se sabe se os dados dos antigos perfis serão recuperados ou se o Orkut começará do zero. Após o fim da rede, em 2014, o Google disponibilizou por tempo limitado o download dos arquivos de usuários — muitos não conseguiram recuperar suas informações.

O Orkut foi desativado oficialmente há mais de uma década, quando perdeu espaço para concorrentes como o Facebook. No auge, chegou a reunir cerca de 30 milhões de usuários no Brasil, seu principal mercado.

Depois do encerramento, Büyükkökten tentou lançar outra rede social, a Hello Network, com proposta semelhante. O projeto, no entanto, não deslanchou e foi encerrado em 2022 — o mesmo ano da última publicação sobre o retorno do Orkut, que desde então permanece sem atualizações.

Mesmo assim, o criador mantém um campo no site oficial para quem quiser deixar o e-mail e receber novidades.

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp vai permitir criar planos de fundo com inteligência artificial

O WhatsApp está prestes a lançar um novo recurso que promete dar um toque personalizado às suas conversas. Segundo o site WABetaInfo, a plataforma está testando a possibilidade de criar imagens de fundo usando inteligência artificial.

 A funcionalidade já aparece na versão beta do aplicativo para Android e iOS. Para acessá-la, o usuário deve ir em “Configurações”, depois em “Conversas”, selecionar “Tema padrão das conversas” e, em seguida, a opção “Plano de fundo”. Atualmente, existem apenas duas opções disponíveis: escolher uma imagem da galeria ou definir uma cor sólida. A novidade será uma terceira alternativa: “Criar com IA”.

Ao selecionar essa opção, o aplicativo abrirá uma janela onde será possível descrever, em texto, o tipo de imagem desejada. A Meta AI, inteligência artificial do grupo Meta, irá gerar a imagem automaticamente após alguns segundos.

Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial da funcionalidade, mas a expectativa é que ela ajude os usuários a personalizar ainda mais seus chats com fundos únicos.

Além disso, o WhatsApp também está desenvolvendo outra atualização: uma nova maneira de visualizar mensagens respondidas, o que deve facilitar a leitura de conversas confusas em grupos.

Linda Yaccarino deixa cargo de CEO do X

“Após dois incríveis anos, eu decidi renunciar ao cargo de CEO do X. Quando Elon Musk e eu conversamos pela primeira vez sobre sua visão para o X, eu soube que seria a oportunidade da vida realizar a missão extraordinária desta empresa”, afirmou Yaccarino

Folhapress | 15:12 – 09/07/2025


Notícias ao Minuto

Compartilhar

Faça um comentário