Presos ameaçam de morte Nicolas Sarkozy em prisão de Paris

Publicado em: 23/10/2025 08:12

Três detentos da penitenciária La Santé, em Paris, foram detidos por ameaçar de morte o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, de 70 anos. Os homens, cujas identidades não foram divulgadas, cumprem pena na mesma unidade em que o ex-chefe de Estado está preso desde terça-feira (21).

Segundo o Ministério Público de Paris, os presos fizeram as ameaças no momento da chegada de Sarkozy à penitenciária. “Três detentos da prisão de La Santé foram detidos após proferirem ameaças durante a chegada de Nicolas Sarkozy”, informou um porta-voz da Promotoria.

Durante uma busca realizada nas celas dos suspeitos, as autoridades apreenderam dois telefones celulares, segundo informações do jornal The Sun. A Promotoria abriu uma investigação formal por ameaça de morte.

Na quarta-feira (22), o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, confirmou que Sarkozy recebe proteção especial dentro da prisão, com dois agentes de segurança destacados exclusivamente para acompanhá-lo. Segundo o ministro, a medida foi adotada “devido ao seu status e às ameaças recebidas”.

O ex-presidente francês começou a cumprir pena de cinco anos de prisão após ser condenado por conspiração criminosa em um caso de financiamento ilegal de campanha eleitoral. O Tribunal Penal de Paris concluiu que Sarkozy permitiu que aliados próximos solicitassem recursos ao regime do ditador Muammar Kadhafi para financiar sua candidatura à presidência em 2007.

Mesmo tendo apresentado recurso, Sarkozy foi preso por determinação judicial com execução provisória da sentença, justificada pela “gravidade excepcional dos atos cometidos”.

A condenação dividiu a opinião pública na França. Uma pesquisa divulgada no final de setembro mostrou que 61% dos franceses consideram a prisão justa, enquanto 38% acreditam que a medida é injusta. Sarkozy é o primeiro ex-presidente da França e da União Europeia a cumprir pena em regime fechado.
 

Sarkozy é mantido em cela isolada e com dois seguranças em prisão de Paris

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy cumpre pena de cinco anos em uma cela isolada na prisão de La Santé, em Paris, sob escolta permanente de dois seguranças. A medida, segundo o governo, visa garantir sua proteção. A defesa tenta obter liberdade antecipada até o Natal

Folhapress | 09:50 – 22/10/2025

 
 


Notícias ao Minuto

Compartilhar

Faça um comentário