Atacante da Série B volta a ser convocado e briga por vaga na Copa

O atacante Alessio da Cruz, que defende o Athletic na Série B do Campeonato Brasileiro, voltou a ser convocado pela seleção de Cabo Verde para os amistosos desta data FIFA. Após ficar fora da última lista das Eliminatórias Africanas, o jogador retorna ao grupo que se prepara para a primeira Copa do Mundo da história do país.
Cabo Verde, menor nação classificada para o Mundial de 2026, vai disputar um torneio em Dubai com Irã, Uzbequistão e Egito. A seleção estreia no dia 13 de novembro, contra o Irã, pela semifinal da Copa Internacional Al Ain. Em caso de vitória, enfrentará o ganhador de Egito x Uzbequistão; se perder, disputará o terceiro lugar.
Nascido na Holanda e descendente de cabo-verdianos, Alessio, de 28 anos, sonha em garantir uma vaga na equipe que jogará a Copa nos Estados Unidos, Canadá e México. Em entrevista ao ge, o atacante celebrou a classificação inédita e afirmou que trabalha para estar entre os convocados. “Estou muito feliz por fazer parte dessa conquista e por deixar o povo de Cabo Verde orgulhoso. Tenho que dar tudo de mim no Athletic e veremos se serei chamado. A decisão é do treinador”, disse.
Alessio defendeu a seleção holandesa nas categorias de base e obteve passaporte cabo-verdiano em 2021. Um ano depois, recebeu a primeira convocação para os “Tubarões Azuis” e já disputou quatro partidas oficiais. Nas Eliminatórias, foi titular nas vitórias sobre Ilhas Maurício e Angola, além de ter entrado durante outro jogo contra as Ilhas Maurício. Ficou no banco na vitória sobre Camarões e acabou fora da lista nas rodadas decisivas contra Líbia e Essuatíni.
Contratado pelo Athletic em julho de 2025, o atacante soma dez jogos e um gol, marcado na vitória por 4 a 1 sobre o Operário-PR, pela 30ª rodada da Série B. Antes de chegar ao clube mineiro, atuou pelo Fortuna Sittard, da Holanda, e passou por times como Parma (Itália), Sheffield Wednesday (Inglaterra), além de equipes da Bélgica, Holanda e México. A passagem pelo Athletic é a primeira experiência do jogador na América do Sul.
“Da minha parte, vou dar tudo de mim e espero estar lá no time que vai para a Copa do Mundo”, afirmou o atacante.
Leia Também: Corinthians chega a acordo para quitar dívida de R$ 23 milhões com Memphis


