Incêndio em conjunto residencial de Hong Kong mata 36

Publicado em: 26/11/2025 17:38

Incêndio em conjunto residencial de Hong Kong deixa 36 mortos; 279 pessoas seguiam incomunicáveis e ao menos 29 foram hospitalizadas, dizem autoridades

O Incêndio em conjunto residencial de Hong Kong atingiu várias torres do complexo Wang Fuk Court, em Tai Po, no norte do território. Colunas de fumaça densa eram vistas enquanto equipes atuavam no local.

O chefe do Executivo, John Lee, informou que 279 pessoas permaneciam incomunicáveis dentro dos prédios e que pelo menos 29 foram levadas a hospitais, enquanto bombeiros trabalhavam para controlar as chamas.

As causas ainda são desconhecidas; uma força-tarefa foi criada para investigar. O conjunto, com quase 2.000 unidades, está ocupado desde 1983, segundo a Reuters, conforme divulgado pela FolhaPress.

Vítimas e operação de resgate

O Corpo de Bombeiros confirmou até o momento 36 mortos. Equipes de resgate continuavam vasculhando os blocos e tratando feridos; autoridades alertaram que o número de vítimas pode aumentar conforme o acesso aos andares é ampliado.

Andaimes de bambu e propagação das chamas

Várias torres tinham andaimes de bambu no exterior, prática tradicional em Hong Kong que pode ter contribuído para a rápida propagação do fogo. O governo anunciou em março a eliminação gradual do uso por razões de segurança.

Investigações e impacto local

Autoridades fecharam trecho da rodovia de Tai Po e desviaram ônibus; a polícia montou uma força-tarefa para apurar causas e responsabilidades. O complexo faz parte de programa habitacional subsidiado, informou a Reuters.

Compartilhar

Faça um comentário