Brasil elimina transmissão do HIV para bebês, diz MS

Publicado em: 01/12/2025 18:34

Ministério da Saúde afirma que taxa de transmissão do HIV caiu abaixo de 2% em 2024; cobertura de pré-natal e tratamento pelo SUS superaram 95%.

O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil eliminou a transmissão vertical do HIV, confirmando taxa inferior a 2% em 2024 e incidência infantil menor que 0,5 por mil nascidos vivos, marco reconhecido internacionalmente.

A pasta informou também queda de 13% nas mortes por Aids, com 9,1 mil óbitos no último ano, a primeira vez em três décadas com menos de 10 mil mortes; casos de Aids diminuíram para 36,9 mil registros.

O ministério atribui os avanços à ampliação do pré-natal, testagem e tratamento gratuito pelo SUS, além da expansão da PrEP e de terapias modernas; conforme divulgado pela Folhapress.

Dados e metas alcançadas

Em 2024 a taxa de transmissão do HIV de mãe para bebê ficou abaixo de 2% e a incidência infantil foi inferior a 0,5 por mil, atendendo aos critérios da OMS e avançando nas metas globais de eliminação.

Prevenção e tratamento

A estratégia de Prevenção Combinada reúne preservativos, PrEP, PEP e terapia antirretroviral gratuita pelo SUS, medidas que visam reduzir a transmissão do HIV em todas as faixas etárias; PrEP soma 140 mil usuários.

Impacto na mortalidade e próximos passos

As mortes por Aids recuaram 13% para 9,1 mil. Gestantes com HIV caíram para 7.500 (-7,9%) e crianças expostas para 6.800 (-4,2%). O ministério ressalta manter serviços e terapia para evitar retrocessos.

Compartilhar

Faça um comentário