Deputado Roosevelt celebra os 10 anos da Associação Brasileira de Portais de Notícias em Sessão Solene na Câmara Legislativa
Compartilhar
Na tarde desta segunda-feira (2), o deputado Roosevelt realizou uma Sessão Solene no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem aos 10 anos da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP). O evento contou com a presença de diversos jornalistas renomados, homenageados pelo parlamentar com a Moção de Louvor.
O deputado Roosevelt destaca o papel dos portais de notícias em tempos de polarização e desinformação. “Onde a informação circula rapidamente e muitas vezes sem filtros, a associação se destaca promovendo a qualidade da notícia e defendendo os direitos dos profissionais da comunicação”, disse o parlamentar.
Responsável por conduzir a transformação da ABBP em entidade nacional e no combate à desinformação, o atual presidente da Associação, o jornalista José Fernando Vilela, do Expressão Brasiliense, destaca a importância do fortalecimento do segmento e da necessidade de prezar pelo exercício do jornalismo responsável.
“A ABBP, desde que surgiu, tem pautado suas ações para profissionalizar cada vez mais o nosso segmento, em especial os nossos portais associados. Expandimos a nossa atuação para fora do DF e agora temos a missão de seguir lutando para que outros veículos de comunicação compreendam a importância de exercer a sua atividade jornalística com responsabilidade e comprometimento com a verdade”, salienta Vilela.
Para dar prosseguimento ao importante trabalho que a Associação Brasileira de Portais de Notícias tem desenvolvido para a comunicação brasileira, assumirá posteriormente a função de presidente o jornalista Toni Duarte, editor-chefe do jornal online Radar DF e idealizador da ABBP. “Será uma honra poder dar continuidade à brilhante função exercida pelo Vilela. Temos muito trabalho pela frente!”, afirmou Duarte.
Origem
A ABBP foi fundada em 2014 com o objetivo de se tornar uma entidade representativa dos veículos de comunicação da capital federal e região do Entorno do DF que atuam no jornalismo digital e fortalecer a nova imprensa que surgia com o advento da internet.
Idealizada pelo jornalista Toni Duarte, que convidou o então professor de jornalismo, Francisco de Paula Lima Júnior, carinhosamente chamado de professor Chico (in memoriam), para que o ajudasse com a missão de reunir profissionais da imprensa e comunicadores para criar a ABBP. Os dois conseguiram reunir cerca de 20 profissionais da imprensa brasiliense que aceitaram o desafio de fundar a instituição.
Atualmente, a Associação Brasileira de Portais de Notícias está presente no Maranhão, Paraíba, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e outros estados. A entidade tem atuado ao longo de sua trajetória para fortalecer o trabalho desempenhado pelos portais de notícias associados e assegurar que exerçam suas atividades pautadas pelos princípios fundamentais e éticos do jornalismo.