- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
domingo, 22 setembro, 2024 - 12:20 PM
- PUBLICIDADE -

Reforma na Avenida Hélio Prates Taguatinga e Ceilândia colhem os frutos das melhorias

Investimento de R$ 49,5 milhões visa transformar a região, resolver problemas de drenagem e criar um ambiente mais seguro e acessível para moradores e usuários da via

Moradores de Taguatinga e Ceilândia já estão colhendo os benefícios das obras de reforma em andamento na Avenida Hélio Prates. Desde a conclusão da primeira fase, em abril deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) vem trabalhando diligentemente na segunda fase, com investimento de R$ 49,5 milhões. Esta fase visa ampliar as calçadas, reorganizar o estacionamento público, implementar pavimento rígido para o corredor exclusivo do BRT, colocar asfalto novo, construir uma ciclovia e fazer intervenções no Parque Ecológico do Cortado para a construção de lagoas de detenção do novo sistema de drenagem.

Nesta segunda fase, duas bacias de contenção com capacidade de aproximadamente 80 mil m³ já entraram parcialmente em operação para combater os problemas de drenagem da região. Carlos Augusto Vieira, executor do projeto da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), expressou: “Estamos trabalhando para transformar Hélio Prates completamente. Foram inúmeros problemas estruturais, como calçadas inacessíveis, estacionamento limitado e falta de vagas seguras para ciclistas . O projecto de requalificação irá abordar todas estas questões e tornar a zona muito mais agradável para empresas, peões e condutores.”

Fim das inundações

Equipes contratadas pela Secretaria estão em fase de conclusão das duas bacias de detenção responsáveis ​​por receber a água captada pelas novas galerias pluviais instaladas ao longo do Hélio Prates. Essas lagoas servem para desacelerar o fluxo da água antes que ela retorne ao Córrego Cortado, evitando enchentes. Cada uma das bacias tem cerca de sete metros de profundidade, circundada por um muro de gabião – estrutura de pedras empilhadas que auxilia na redução da velocidade da água ao entrar na lagoa. Até o momento, foram instalados 9.900 m³ de gabiões, com mais 10.000 m³ a serem instalados antes que as bacias estejam totalmente operacionais.

Além disso, foi concluída toda a estrutura de base da lagoa e as ligações entre as duas bacias e o Córrego do Cortado, onde será descarregada a água.

Faixa de ônibus exclusiva

All stages of the Avenida Hélio Prates renovation project are part of the implementation of the West Axis Corridor. With a length of 38.7 km, the corridor will connect Sol Nascente/Pôr do Sol to the Plano Piloto, passing through Hélio Prates and Comercial Norte avenues, the center of Taguatinga, and the Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

O investimento do GDF no projeto do Corredor Eixo Oeste totaliza mais de R$ 550 milhões, beneficiando 1,8 milhão de pessoas, incluindo mais de 260 mil usuários de transporte público de 13 regiões administrativas. Para compor as faixas exclusivas do transporte público, será utilizado pavimento de concreto, material mais resistente ao tráfego de veículos pesados ​​e que prolonga a vida útil da via. As equipes de construção aplicarão esse material em 45 mil m², dos quais 6,5 mil m² já foram executados. Além disso, foram aplicados 5.400 m² de asfalto novo, de um total de 19.321 m².

Ciclovias e calçadas

Anteriormente, pedestres e ciclistas compartilhavam a via com os carros de maneira insegura e desordenada. Agora, eles têm prioridade nesta avenida, que abriga instituições de ensino, unidades de saúde, centros esportivos, residências e estabelecimentos comerciais. O projeto contempla 25,5 mil m² de calçadas acessíveis ao longo de toda Hélio Prates.

Para o trânsito seguro dos ciclistas, serão 1,4 km de ciclovias a partir do cruzamento com a Avenida Samdu. Dos 3.600 m² planejados de ciclovias, cerca de 2.000 m² já foram implantados. Essa transformação promete melhorar a vida dos moradores, tornando a Avenida Hélio Prates um local mais seguro, acessível e atrativo para todos.

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?