- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 4 maio, 2024 - 12:39 PM
- PUBLICIDADE -

Após medidas restritivas, autoridades do GDF veem taxa de contágio de covid-19 começar a cair

O nível de contágio da doença, em momento mais críticos, chegou a 1,38, agora este em 1,01, o objetivo e chegar abaixo de 1; 97% da população segue as determinações do governo para conter o avanço da pandemia, diz DF Legal

Por Cláudio Ulhoa

O secretário da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Gustavo Rocha, em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (15/3), disse que a taxa de transmissão de covid-19 entre a população está em 1,01. O resultado foi considerado como positivo, já que, antes do agravamento da pandemia, essa taxa era de 0,8.

“Isso significar dizer que a gente pode afrouxar? Claro que não. Essa redução, ela ocorre mostrando que as ações do governador veem surtindo efeito nesse momento, mas que ainda não foi possível desafogar os hospitais”, disse Gustavo Rocha.

De acordo com o secretário, a redução é resultado das medidas de adotadas pelos governo para tentar conter o avanço da doença. Mesmo assim, o titular lembrou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 está em 96%. Além disso, há 240 pessoas na fila de espera por uma vaga em UTI.

Esta semana o governo informa que serão inaugurados 98 leitos de UTI. Desse total, o secretário da Casa Civil disse que 40 já foram inaugurados no Hospital Regional de Santa Maria, e outros 20 serão instalados no Hospital de Base.

Duas festas clandestinas foram interrompidas neste final de semana

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, também participou da entrevista, e destacou que essa redução da transmissão só será sentida daqui a alguns dias, por isso, todo cuidado por parte da população ainda é necessário.

A população parece estar cumprindo as determinações. Foi o que constatou, neste final de semana, o secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira. Segundo ele, entre sábado e domingo, foram interrompidas duas festas clandestinas – uma em Samambaia Norte e outra em Brazlândia –, e 53 estabelecimentos comerciais foram multados por descumprirem os decretos que suspendem as atividades comerciais não essenciais. Além disso, duas multas foram aplicadas pelo descumprimento do uso de máscaras, e uma multa por transgressão do toque de recolher – em vigor de 22h às 5h. Para o DF Legal, 97% da população acataram as determinações do governo em relação às medidas restritivas.

“A solução para essa pandemia, e a redução do número de contágio, passa por essa colaboração e envolvimento da sociedade, do governo, do setor produtivo, pois, sem isso, não será possível diminuir o número de contágios e internações” lembrou Cristiano, que também participou da coletiva.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Nos siga no Google Notícias
Avatar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?