- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 4 maio, 2024 - 00:02 AM
- PUBLICIDADE -

Aprenda a fazer o cartão do Cadastro Único da Pessoa com Deficiência

Emitido de forma gratuita, o documento visa facilitar a identificação e garantir o acesso a benefícios econômicos e sociais de políticas públicas do DF

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria da Pessoa com Deficiência informa que cerca as 600 mil pessoas no Distrito Federal que possui algum tipo de deficiência podem se inscrever no Cadastro Único da Pessoa com Deficiência para facilitar suas identificações e garantir o acesso a benefícios econômicos e sociais de políticas públicas do DF voltadas para esse público.

A cadastro existe desde 2021 e já tem cadastrado cerca de 6 mil pessoas, com emissão de 4 mil carteiras. Além de registrar as pessoas com deficiência que vivem na capital federal, o cadastro também possibilita as duas identificações oficiais específicas: a Carteira da Pessoa com Deficiência e a Carteira do Autista. Esses documentos formalizam o cidadão que vive essa situação e evitam a necessidade de apresentação de laudo médico de tempos em tempos.

“Após a aprovação das duas análises, a carteira fica disponibilizada em formato digital dentro do próprio sistema. A pessoa pode ter (o documento) no celular ou imprimir para depois utilizar fisicamente. Isso vale para as duas carteiras”, diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos.

A aprovação dos documentos também é necessária para homologação e certificação dos usuários em programas como DF Acessível (parceria com a TCB em que vans adaptadas são usadas para transportar pessoas com deficiência e limitação de mobilidade severa), Passe Livre (do BRB Mobilidade) e para quem deseja se inscrever para concorrer a unidades habitacionais (Codhab).

Como se cadastrar

Os interessados em se cadastrar no CadÚnico da Pessoa com Deficiência precisam fazê-lo pela internet, acessando aqui. A carteira também pode ser tirada no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação 112 Sul do Metrô, ou nas ações de itinerância da SEPD. A próxima será em Santa Maria, na Coordenação Regional de Ensino (CL 114 Shopping Santa Maria), entre os dias 25 e 29 deste mês, das 9h às 17h.

Vale ressaltar que para o cadastramento, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos: foto 3×4, RG, CPF, laudo médico, comprovante de residência e comprovante de renda.

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?