Bacellar pede licença e retoma mandato somente em 2026
Rodrigo Bacellar pediu licença de dez dias para tratar de assuntos de caráter particular e, ao emendar com o recesso da Alerj, só retoma o mandato em 2026.
O deputado estadual Bacellar protocolou nesta quarta um pedido de licença de dez dias do mandato, com previsão até 19 de dezembro. A solicitação foi apresentada em ofício formal ao gabinete da Alerj.
A assessoria do parlamentar informou que a licença servirá para tratar de “assuntos de caráter particular”, sem dar detalhes adicionais. Com o recesso legislativo, o afastamento se estende e adia sua volta.
O deputado segue afastado da presidência da Alerj por determinação do STF e cumpre medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, conforme divulgado pela FOLHAPRESS.
Pedido de licença
O ofício de Bacellar prevê ausência até 19 de dezembro, data que se conecta com o encerramento do ano legislativo da Alerj em 18 de dezembro. Assim, a licença implica retorno apenas em 2026.
Medidas cautelares e afastamento
Embora tenha sido liberado pela Alerj após detenção, Bacellar permanece afastado da presidência da Assembleia por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Ele cumpre medidas cautelares como a tornozeleira eletrônica.
Investigação e defesa
O deputado foi alvo de prisão determinada pelo STF por suspeita de envolvimento no vazamento da operação que prendeu o ex-deputado TH Joias. Mensagens entre os dois motivaram apurações, e a defesa nega qualquer relação com o vazamento.


