‘Brasil não tem sido bom para nós’, diz Trump ao antecipar novas tarifas contra o País – CartaCapital

Publicado em: 09/07/2025 15:31

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira 9 que anunciará novas tarifas contra o Brasil. A confirmação ocorreu em uma coletiva de imprensa durante encontro com líderes da África Ocidental.

“A fórmula se baseia no senso comum, em déficits, em como nos trataram ao longo dos anos e nos números brutos. O Brasil, por exemplo, não está sendo bom para nós, nada bom. Vamos divulgar um número referente ao Brasil, acho que ainda nesta tarde ou amanhã de manhã”, disse o magnata.

O “pré-anúncio” surge no mesmo dia em que o governo dos EUA intensificou sua ofensiva tarifária contra uma série de países. Ao todo, já são 20 nações com medidas comerciais unilaterais divulgadas pela administração Trump, que tem pressionado parceiros a renegociar termos bilaterais considerados desfavoráveis aos interesses americanos.

A estratégia se intensificou após o republicano estabelecer o prazo de 1º de agosto para que os países cheguem a acordos, sob pena de verem seus produtos taxados com alíquotas elevadas.

Além de países asiáticos e africanos, Trump agora mira o Brasil, sugerindo que as relações comerciais estariam desequilibradas e desfavoráveis para os Estados Unidos. O anúncio de tarifas contra o Brasil, se confirmado, marcará mais uma escalada nas tensões entre os países. 

Mais cedo, o Itamaraty decidiu convocar o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos após a publicação de uma nota da representação americana que endossa críticas ao Judiciário brasileiro e defende o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A nota da embaixada americana repete e reforça as declarações de Trump, que tem criticado os processos contra Bolsonaro. 

A convocação de Escobar acontece após o governo brasileiro já ter reagido publicamente a uma postagem de Trump, feita dois dias antes, na qual o presidente americano afirmava que Bolsonaro é alvo de uma “caça às bruxas” e pedia que “deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz”.

Em resposta, o presidente Lula (PT) declarou que o Brasil é um país soberano, com instituições sólidas, e que “ninguém está acima da lei”. Também criticou indiretamente Trump, dizendo que o presidente americano deveria “dar palpite na própria vida”.


Bing News

Compartilhar

Faça um comentário