CLDF inaugura canal na TV aberta

0
442
O presidente da CLDF, Rafael Prudente inaugurou placa comemorativa nos estúdios da emissora que passa a operar no canal aberto 9.3

Antes da solenidade, o presidente Rafael Prudente inaugurou placa comemorativa nos estúdios da emissora que passa a operar no canal aberto 9.3; canal aberto foi possibilitado através de acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados

Por Cláudio Ulhoa

Todo trabalho da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) poderá, agora, ser acompanhado pela sociedade também por meio da televisão, no canal 9.3 da TV aberta. Nesta segunda-feira (25), foi inaugurado o primeiro canal de TV da CLDF, que passa a vigorar como TV Câmara Distrital, tem como meta a cobertura de o trabalho legislativo, bem como produzir e veicular conteúdo jornalístico, educativo, sociocultural, científico e de utilidade pública.

A criação do canal é foi uma das propostas do atual presidente da CLDF, o distrital Rafael Prudente (MDB), que contou com o apoio de seus pares, e da Câmara dos Deputados, que permitiu, por acordos de cooperação, a transmissão em canal aberto.

“Criar instrumentos de fomento à transparência e de aproximação entre a democracia e o cidadão sempre foi uma importante aspiração nossa e é emocionante ver esse trabalho ganhando vida”, afirmou Prudente. “É a chegada da Casa do Povo na casa do povo”, complementou o distrital.

O canal aberto foi possibilitado por meio de acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados

Com uma programação que estende durante as 24 horas do dia, a TV Câmara Distrital também estará, em breve, na TV fechada, na Net e na Sky, segundo garantiu o presidente da Casa. Além disso, o canal vai ser mais um meio por onde a sociedade poderá conferir de forma direta e sem edições o dia a dia dos parlamentares.

“A população vai ter acesso diretamente ao que ocorre no legislativo, sem corte ou viés, e com a interação”, explica a gerente de parceria da Rede Legislativa e vice-presidente da Associação das TVs e Rádios Legislativas, Alessandra Anselmo.

Entre a programação da TV haverá dois programas que serão produzidos pelo Arquivo Público do DF, para contar a história da formação da capital federal e seus desdobramentos até os dias atuais. Os programas, Pioneiros, a história que ninguém contou e Olhar Pioneiro, devem ir ao ar já no próximo período. “É um motivo de orgulho muito grande poder contribuir”, destacou o superintendente do Arquivo Público do DF, Adalberto Scigliano, presente durante a inauguração da TV.

O presidente Rafael Prudente ressaltou ainda que a partir de agora haverá o retorno do Troféu Câmara Legislativa de Cinema e a veiculação dos filmes vencedores do Prêmio na TV Câmara Distrital.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui