DF Soberano

Comissão do Senado aprova diligência para avaliar busca de desaparecidos no DF

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião deliberativa com 12 itens. Entre eles, o PLS 49/2015, que institui a Política Nacional do Livro e regulação de preços. Bancada: senadora Damares Alves (Republicanos-DF) - em pronunciamento. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Proposta pela Senadora Damares Alves, a medida busca entender o funcionamento do protocolo integrado e técnicas da PCDF, que resultaram na localização de mais de 20 mil pessoas

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou, nesta terça-feira (29), requerimento da Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para a realização de diligência nas instalações do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Distrito Federal para conhecer os procedimentos adotados na busca por pessoas desaparecidas.

Ainda não há data para a realização da diligência. Na Justificativa, a parlamentar brasiliense aponta que, apesar de ter um dos maiores índices de desaparecimento de pessoas do país – 24 mil entre 2015 e 2023, o DF tem também número expressivo no número de pessoas encontradas no mesmo período, pouco mais de 20 mil.

“A alta taxa de localização de pessoas desaparecidas no DF pode estar relacionada a ferramentas que têm sido implementadas pelo Governo do Distrito Federal, dentre elas, o Protocolo Integrado para a Busca de Desaparecidos, que visa agilizar a localização de desaparecidos por meio do compartilhamento de informações com 31 órgãos do Governo assim que o caso é registrado”, justifica.

Damares Alves cita, ainda, o trabalho de excelência do laboratório de representação facial humana da PCDF, onde é feita técnica de crescimento e envelhecimento facial aplicada em imagens de pessoas desaparecidas há pelo menos três anos, quando se trata de crianças, ou há cinco anos, ou quando os desaparecidos são adolescentes ou adultos.

A senadora destaca que as ações de busca e localização de desaparecidos no DF possam contribuir para a proposição de aprimoramentos legais e de recomendações por esta Casa Legislativa.

Sair da versão mobile