- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
segunda-feira, 4 julho, 2022 - 19:15 PM
- PUBLICIDADE -

Concretagem da laje de fundo do Túnel de Taguatinga chega a quase 50%; inauguração deve ocorrer este ano

A obra de impermeabilização no boulevard por onde vai passar o BRT também já foi iniciada

Por Cláudio Ulhoa

As obras do Túnel de Taguatinga avançam e já estão, segundo informa a Secretaria de Obras do Distrito Federal, com a execução da concretagem da laje de fundo do túnel em 47%. Essa parte da obra é importante porque será por onde os veículos irão passar. Ao todo, essa laje tem 50 cm de espessura. Concluída essa etapa, mais 17 cm de pavimento rígido, em média, serão aplicados para reforçar e aumentar a sustentação do piso.

O túnel é considerado a maior obra em andamento do país. Assim que estiver pronto, será uma via de ligação entre a região administrativa de Sol Nascente/Pôr do Sol e o Plano Piloto.

“As obras não param e em todos os dias temos operários trabalhando aqui, em média 400 nos horários de pico”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Outro serviço que também foi iniciado é a chamada “escavação invertida” que também segue nos dois sentidos por onde as paredes laterais e o teto já foram concretados. O processo é feito de 20 m a 20 m, incluindo a retirada de terra e a concretagem dos pisos.

Além disso, nesta semana, os operários deram início ao processo de impermeabilização do boulevard por onde vai passar o BRT. Na primeira camada é aplicada o primer, uma espécie de tinta preta com cola que dá aderência para as placas de manta asfáltica.

“Todo esse processo de impermeabilização serve para evitar infiltrações e gotejamentos, além aumentar a vida útil do túnel”, diz Bruno Almeida, engenheiro civil responsável pela fiscalização das obras.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo