Damares quer convocações de diretores do Master na CPMI do INSS
Objetivo é apurar suspeitas de fraudes nos consignados de segurados; senadora quer também quebra de sigilo de Vorcaro
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta segunda-feira (1º) seis requerimentos (https://abre.ai/oci5) que pedem convocação de dirigentes do Banco Master para prestarem esclarecimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes dos benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A ideia é apurar o envolvimento dos dirigentes da instituição financeira em contratos suspeitos de consignação nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS, em operações de crédito que podem ter sido realizadas sem a autorização dos beneficiários.
Entre os alvos de convocação estão o CEO Daniel Vorcaro – de quem a senadora pede também quebra de sigilos; o diretor Ângelo Antônio Ribeiro da Silva; Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio do Banco Master S.A. e atual controlador do Banco Pleno; e Luiz Antônio Bull, diretor de Riscos, Compliance, Recursos Humanos, Operações e Tecnologia.
A senadora justifica que o Master que mantém Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para a oferta de crédito consignado, e figura de maneira reiterada entre as entidades com maior número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br.“As queixas concentram-se especialmente em crédito consignado, cartão de crédito consignado e Reserva de Margem Consignável (RMC), revelando um padrão de problemas que afeta diretamente consumidores e beneficiários do INSS”, aponta.
Além dos pedidos de convocação, a parlamentar pede, também, a quebra dos sigilos bancários e telemáticos de Vorcaro como forma de investigar “potenciais práticas de lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa ou passiva, entre outros ilícitos”.


