- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 20 abril, 2024 - 03:40 AM
- PUBLICIDADE -

Depois da pandemia, 40% dos crimes passaram a ser praticados na internet, diz major da PMDF

Os dados, que são da agência de inteligência norte-americana FBI, foram relatados pelo major Olavo durante entrevista ao programa Conectado ao Poder

Por Cláudio Ulhoa

Recentemente o Banco Central decidiu por dar a opção aos clientes de limitar os saques e transferências via PIX, no período noturno, ao valor de R$ 1 mil. A decisão está sendo adotada como forma de dar mais segurança aos clientes que passaram sofre assaltos e sequestros relâmpagos, já que a transferência de dinheiro via PIX é imediata.

Neste domingo (5), durante entrevista à rádio Metrópoles, o major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Olavo Freitas Mendonça, disse que dados que ele teve acesso, nos últimos meses, mostram que esse tipo de crime envolvendo aparelhos digitais, como é o caso do PIX, aumentou cerca de 250% em todo o mundo. “No Brasil, esse número deve chegar a 500%”, afirma o militar, que também é especialista em criminologia.

Em conversa com agentes de inteligência norte-americanos, do FBI, o major disse que obteve a informação de que, depois da pandemia de covid-19, cerca de 40% dos crimes passaram a ser cometidos por meio da internet. Para o militar, medidas como a do Banco Central de limitar o valor de saques e transferência será cada vez mais comum, já que o quase todas as atividades sociais podem também ser feitas de forma on-line.

“Estão tentando colocar uma normatização que, por um lado, tira a liberdade econômica, causa aquele velho e bom transtorno para gente, que não tem nada a ver com a história, mas é uma salvaguarda”, afirma major Olavo.

A entrevista também contou com a participação do major PDMF, Luiz Fernando Aguiar.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

Nos siga no Google Notícias
Avatar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?