DER-DF publica na próxima semana edital de contratação da empresa que irá construir o viaduto de Sobradinho

0
33
DER-DF deve iniciar processo de licitação da obra do viaduto de Sobradinho nos próximos dias

Recursos de R$ 34 milhões estão garantidos pela União; estrutura vai beneficiar mais de 50 mil motoristas, além de gerar emprego centenas de postos de trabalho

Por Cláudio Ulhoa

O Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) deve publicar na próxima semana o edital de lançamento da licitação da construção do viaduto de acesso à cidade pela BR-020, próximo à Quadra 2. De acordo com o departamento, a obra terá a finalidade de diminuir o intenso fluxo de veículos em diversos pontos da região.Estima-se que cerca de 50 mil motoristas trafegam pela região diariamente.

O dinheiro para construção do viaduto já está nos cofres do governo. Orçada em R$ 34 milhões – o valor é oriundo de emendas parlamentares de deputados federais –, as intervenções estão previstas para iniciarem em nos primeiros meses de 2022, com perspectiva de conclusão em até 12 meses. Além do viaduto, também será feita serviços de terraplenagem e encabeçamento, entre outros. O governo ressalta que a obra irá gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

“Estamos investindo em mobilidade para dar qualidade de vida à população, para as pessoas terem tempo de ficar com a família, chegarem mais cedo ao trabalho ou não se atrasarem no horário da consulta. Essa Saída Norte era um problema há muitos anos, e estamos resolvendo isso”, disse o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Um dos acréscimos que virá com as obras é a construção de uma ciclovia de 25 km, ligando Sobradinho a Planaltina.

Esse não é único viaduto que está sendo executado pela atual gestão. Segundo o DER-DF, ainda há mais dois, sendo um no Recanto das Emas e o outro em Paranoá/Itapoã; ainda existe o de Riacho Fundo, que está em fase de licitação; enquanto que o do Jardim Botânico está em fase de adequação de projeto para em seguida ser iniciada a licitação.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui