- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sexta-feira, 19 abril, 2024 - 16:08 PM
- PUBLICIDADE -

Dez regiões administrativas já confirmaram casos de varíola dos macacos, informa Secretaria de Saúde

No total já são 16 casos, sendo que, só neste segunda-feira (25), foram confirmados mais 4 casos e outros 40 seguem em investigação

Por Cláudio Ulhoa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que já há registros de pessoas contaminadas com a varíola dos macacos em dez regiões administrativas. Segundo a pasta, ao todo, são 16 casos, sendo que 4 foram identificados somente nesta segunda-feira (25) e há ainda 40 sob investigação.

As cidades em que há casos da doença são Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Park Way, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Itapoã e São Sebastião.

Conforme a secretaria, todos os pacientes são do sexo masculino e têm idade entre 20 e 39 anos.

Na última semana, a pasta confirmou que há transmissão comunitária da doença no DF, ou seja, o vírus está circulando na capital federal.

Para tentar conter o avança da doença, a secretaria informa que a principal medida de enfrentamento à doença é a realização de testes que detectam o vírus no próprio Distrito Federal. Atualmente, as amostras são enviadas à Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ) para confirmação.

A SES-DF comunica também que pretende começar a realizar os testes para diagnóstico no DF. Segundo a pasta, o investimento em capacitação de profissionais e equipamentos está em andamento no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen). A intenção é iniciar os testes locais entre os próximos 15 a 20 dias, ainda em agosto.

Sintoma e proteção

Os sintomas mais comuns da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Para se proteger da doença, é aconselhável o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos com álcool gel são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Já para higienizar a casa, pode-se usar água sanitária.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?