DF reforça rede de saúde com antídotos contra metanol

Publicado em: 11/10/2025 14:50

Secretaria de Saúde recebe 20 ampolas de fomepizol e mantém estoques de etanol farmacêutico para possíveis casos de intoxicação

O Distrito Federal está preparado para agir rapidamente em casos de intoxicação por metanol. A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu, nesta sexta-feira (10), 20 ampolas de fomepizol, antídoto indicado para tratar esse tipo de envenenamento, que passam a integrar os estoques públicos de medicamentos, junto ao etanol farmacêutico, já disponível na rede.

Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Ramos, a chegada do medicamento é uma medida preventiva. “No momento, o DF não tem casos suspeitos nem confirmados. Mas, se viermos a registrar alguma ocorrência, estaremos prontos”, explicou. A pasta informou ainda que, se houver necessidade, o Ministério da Saúde poderá enviar novos lotes.

Os antídotos serão concentrados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência nesse tipo de tratamento, mas poderão ser aplicados em qualquer unidade onde o paciente estiver internado, sempre sob supervisão médica e seguindo protocolos específicos.

A SES-DF reforçou que a rede pública e a suplementar estão preparadas para identificar e notificar qualquer suspeita de intoxicação ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e ao Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF).

Paralelamente, a Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Segurança Pública, intensificou as ações de fiscalização para combater a venda de bebidas clandestinas. Mais de 270 estabelecimentos já foram vistoriados, resultando em 61 autuações e na apreensão de cerca de 3,4 mil litros de bebidas irregulares.

A atuação conjunta reforça o compromisso do GDF com a prevenção e a segurança da população, evitando que tragédias ocorram por consumo de produtos contaminados.

Compartilhar

Faça um comentário