- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sexta-feira, 29 março, 2024 - 10:31 AM
- PUBLICIDADE -

DF tem crescimento econômico de 7,5% no 2º trimestre, informa Codeplan

Indústria, Serviços e Construção foram os setores com maior movimentação no ano de 2021

Por Cláudio Ulhoa

Um levantamento feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em parceria com a Secretaria de Economia do DF mostra que o índice econômico da capital federal teve crescimento de 7,5% no segundo semestre deste ano. Conforme o levantamento, os segmentos que apresentaram maior crescimento foram a Indústria (11,2%), Serviços, (7,4%) e Construção (2,2%).

Também houve crescimento no setor de atividades Financeiras (2,5% na comparação dos segundos trimestres de 2021 e 2020), de Administração, defesa, saúde e educação pública e seguridade social (1,7% de abril a junho de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado).

“Um dos fatores favoráveis foi a redução da taxa de desemprego total de 21,6% para 18,7%, entre junho de 2020 e de 2021, demonstrados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED/DF)”, explica o presidente da Codeplan, Jean Lima.

P0r outro lado, teve um setor que teve saldo negativo, segundo o levantamento. Foi a Agropecuária, com -0,8%, porém, quando comparada aos números da economia nacional publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor aparece com alta de 1,3%.

Já os setores de comércio varejista ampliado e de materiais de construção tiveram aumento de 29,3% em abril, 21,0% em maio e de 8,6% em junho. Dos segmentos pesquisados, os que mais avançaram foram: Tecidos, vestuário e calçados; Móveis e eletrodomésticos, Livros, jornais, revistas e papelaria, e Artigos de uso pessoal e doméstico.

Desemprego

O crescimento econômico vem acompanhado do resultado da última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) que apontou uma leve queda na taxa de desemprego da capital em julho de 0.5% ante o mês de junho passado.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 7.665 novas vagas de trabalho formal foram geradas no DF, em julho de 2021, maior número desde fevereiro de 2020.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?