- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 20 abril, 2024 - 04:38 AM
- PUBLICIDADE -

Dia Nacional da Mamografia é celebrado nesta terça-feira

Mulheres de 50 a 69 anos ou com histórico de câncer familiar devem fazer o exame, que está com a fila zerada no DF

Hoje (5), é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, um exame de extrema importância para diagnosticar do câncer de mama. Esse tumor maligno é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, correspondendo a 25% dos casos novos por ano. Em 2018, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou o surgimento de 59.700 novos casos de câncer de mama.

Em função das estatísticas, justifica-se a necessidade de se fazer a mamografia. No Distrito Federal, atualmente, não há fila de espera para a realização do procedimento. Basta que a paciente, com o pedido em mãos, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para agendar o exame.

O prazo de espera entre a marcação e a realização é de, aproximadamente, dez dias. A rede disponibiliza, mensalmente, 5,4 mil vagas, porém, a demanda atual é de apenas 2 mil. Devem ser submetidas à mamografia, a cada dois anos, mulheres de 50 a 69 anos de idade ou com histórico de câncer na família.

“As mulheres também devem fazer a apalpação da mama para verificar se há nódulo e a mamografia de rastreamento, que é de grande importância, porque quando o nódulo é pequeno nem sempre é possível identificar com o toque”, lembra a chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer, Érica Batista.

A profissional recomenda que as mulheres não se esqueçam de realizar, todo ano, o exame de prevenção Papanicolau, que identifica o câncer do colo de útero e a presença do HPV (Papilomavírus Humano), que causa a doença.

IMPORTÂNCIA DO EXAME  O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Além disso, reduz a possibilidade da mastectomia, que é a retirada total do seio.

Por isso, a Secretaria de Saúde do DF segue a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e oferece a mamografia de rastreamento. Trata-se da realização do procedimento quando não há sinais nem sintomas suspeitos para o público-alvo (mulheres de 50 a 69 anos de idade ou com histórico de câncer na família).

DOENÇA – O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais, que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

Existe tratamento para câncer de mama, sendo que o atendimento inicial para o diagnóstico da doença pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde do DF.

Fonte: Ascom Secretaria de Saúde

Nos siga no Google Notícias
Avatar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?