Dois mortos e 25 casos em surto de listeriose ligado a queijo francês

Publicado em: 30/08/2025 19:12

Um surto de listeriose relacionado ao consumo de queijos macios pasteurizados da empresa francesa Chavegrand foi confirmado pelas autoridades de saúde da França. Entre dezembro de 2024 e 13 de agosto de 2025, foram registrados 23 casos da doença no país, incluindo duas mortes. Outros quatro casos foram identificados em países europeus que receberam os produtos.

Os queijos foram distribuídos para mais de 30 países, entre eles Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega. Os produtos afetados são elaborados com leite pasteurizado de vaca ou cabra e podem ser reconhecidos pelo selo sanitário FR 23.117.001. No Reino Unido, o recall inclui o Mon Ami brand Mild & Creamy French Camembert Petit 125g, com validade até 22 de setembro de 2025.

Riscos e sintomas

A bactéria responsável pela contaminação é a Listeria monocytogenes, transmitida por alimentos contaminados. A infecção pode causar febre, dores musculares, náusea e diarreia. Em pessoas com maior vulnerabilidade, como gestantes, idosos e imunodeprimidos, a doença pode evoluir para quadros graves, como meningite, septicemia e complicações na gravidez. O período de incubação pode variar de um a 70 dias, o que dificulta a identificação da origem da contaminação.

Medidas e recomendações

As autoridades francesas recomendaram que os consumidores evitem produtos fabricados antes de 23 de junho de 2025. Pessoas que tenham ingerido os queijos e apresentem sintomas devem procurar atendimento médico, mesmo que os sinais apareçam semanas após o consumo.

Itália apura se detergente contaminado causou mortes de bebês prematuros

A morte de dois recém-nascidos prematuros em Bolzano levou à suspensão de um detergente usado em hospitais da região. Autoridades investigam se o produto está ligado à bactéria Serratia, que pode ser fatal em pacientes com imunidade comprometida, como bebês prematuros.

Notícias ao Minuto | 11:05 – 18/08/2025


Notícias ao Minuto

Compartilhar

Faça um comentário