- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 2 julho, 2022 - 17:00 PM
- PUBLICIDADE -

ELEIÇÕES 2022 | Pesquisa mostra Ibaneis liderando as intenções de voto para o Buriti

Levantamento oficial feito pela imprensa local, mostra o governador com 30% de chances de vencer as eleições de outubro, contra 10,9% de Reguffe (10,6%) e 8,5% de Flávia Arruda

Por Cláudio Ulhoa

Em pesquisa divulgada pela imprensa local, nesta quarta-feira (18), mostra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na frente da corrida eleitoral para a vaga no Palácio do Buriti, no pleito do dia 2 de outubro deste ano. O governador, que já vinha liderando as pesquisas de intenção de votos, mais uma vez aparece em primeiro lugar, agora, com 30% de apoio dos eleitores.

A pesquisa, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09593/2022, tem margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%.Ela foi feita de forma estimulada, ou seja, os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista contendo aqueles que já manifestaram interesse em disputar o GDF em 2022. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do DF, entre os dias 11 e 16 de maio.

A liderança de Ibaneis Rocha confirma o que as outras pesquisas, registradas ou não, já mostravam a forte tendência de vitória do governador que buscará sua reeleição. E essa realidade pode ser ampliada ainda mais caso o governador consiga conquistar os 19,3% de votos dos entrevistados que não sabem em quem vão votar, conforme mostrou a pesquisa, ou conseguir convencer os 7,4%que disseram que votarão em branco ou nulo.

Atrás do governador, em segundo lugar, na corrida ao Buriti, aparece o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), com 10,6% das intenções, seguido, pela deputada federal Flávia Arruda (PL), com 8,5%, porém, a deputada deverá concorrer ao Senado, na chapa do governador Ibaneis.

Em quarto lugar para o governo do DF, está ex-secretário de Educação do DF, Rafael Parente (PSB), que aparece empatado com a senadora Leila do Vôlei (PDT), ambos têm 6% das intenções de voto.

O tucano, senador Izalci Lucas (PSDB), vem em quinto lugar, com 5,4%; enquanto o deputado distrital Leandro Grass (PV) aparece na sexta posição, com 2,9% dos eleitores, seguido por Keka Bagno (PSol), com 1,3%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do DF, entre os dias 11 e 16 de maio

Já os pré-candidatos a governador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Geraldo Magela e Rosilene Corrêa pontuaram na pesquisa com 1,3% e 1,1% das intenções de voto, respectivamente.

Lucas Salles (DC) e João Vicente Goulart (PCdoB) foram escolhidos, cada um, por 0,2% dos eleitores.

Rejeição

O governador do DF também lidera entre os eleitores que rejeitam um determinado candidato. Ibaneis aparece, segundo a pesquisa, com 28,6%; seguido do ex-deputado federal, Geraldo Magela (PT), que tem 19,9%; e da deputada federal, Flávia Arruda, com 13,6%.

É rejeitada também a senadora Leila do Vôlei, por 12,4% dos entrevistados, enquanto o ex-secretário de Educação Rafael Parente não seria votado por 11,4%. Keka Bagno (PSol) tem rejeição de 8,9% dos eleitores.

Já o senador José Antônio Reguffe tem 8,3% de rejeição e se vem acompanhado do também senador Izalci Lucas, que é rejeitado 7,8% dos entrevistados.

Rosilene Corrêa (PT) não é opção para 6,9% dos eleitores; e 5,6% disseram que não votariam de jeito nenhum no deputado distrital Leandro Grass (PV) para governador.

Lucas Salles (DC) e João Vicente Goulart (PCdoB) são rejeitados por 4% e 3,3% dos eleitores, respectivamente.

A pesquisa indica também que 11,9% dos eleitores não rejeitam ninguém; 1,4% não escolheria nenhum dos nomes; e 20,3% não souberam responder.

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo