Exploração política não vai salvar o Brasil do tarifaço | Blogs | CNN Brasil

Publicado em: 11/07/2025 22:41

Os dados coletados nas redes sociais não deixam dúvidas de que o brasileiro reconhece a responsabilidade do bolsonarismo no tarifaço de Trump. E isso tem a ver com os fatos.

O movimento liderou uma operação política nos Estados Unidos que, na prática, enxergou Trump como alguém com a chave da cadeia para impedir a entrada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados nela.

Nesse roteiro, porém, não dá para excluir a linha da política externa brasileira, que entrou nas provocações de Trump e ajudou a criar um péssimo ambiente com os Estados Unidos.

Por exemplo, ao declarar apoio a Kamala Harris, ao profetizar a desdolarização do mundo, ao incentivar um bloco claramente anti-americano e, principalmente, ao não ter construído nem ter se preocupado em construir pontes com Trump.

Passadas 48 horas, os dois campos políticos — petismo e bolsonarismo — fazem seus cálculos sobre o tarifaço muito mais de olho nos ganhos internos do que nos externos.

O resultado até agora é favorável ao governo, que usa o episódio para sair das cordas e surfar nas redes sociais historicamente refratárias ao petismo.

Isso pode ajudar a resolver o problema de Lula em 2026. Mas não vai resolver o problema do tarifaço.


Bing News

Compartilhar

Faça um comentário