França vai reforçar segurança de locais culturais após roubo no Louvre

Publicado em: 20/10/2025 13:32

O ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, anunciou o reforço das medidas de segurança em todos os estabelecimentos culturais do país após o roubo de joias ocorrido no Museu do Louvre, em Paris.

A decisão foi tomada após uma reunião com a ministra da Cultura, Rachida Dati, informou a assessoria do governo à agência AFP. O museu, localizado no centro da capital francesa, permanecerá fechado nesta segunda-feira (20), um dia depois de um grupo de criminosos roubar diversas obras de joalheria.

“O Museu do Louvre permanecerá fechado hoje por razões excepcionais. Todas as reservas serão reembolsadas. Pedimos desculpas pelo transtorno”, comunicou a instituição em seu site oficial.

O roubo aconteceu na manhã de domingo, quando quatro homens encapuzados invadiram o museu em plena luz do dia, já com visitantes no local. Os criminosos utilizaram uma empilhadeira estacionada às margens do rio Sena para alcançar uma janela no primeiro andar do prédio. Em poucos minutos, levaram oito peças de valor inestimável, entre elas a tiara da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, e dois colares pertencentes à rainha Maria Amélia.

Segundo o Ministério da Cultura francês, apenas a tiara possui 212 pérolas e 1.998 diamantes. As joias da rainha Maria Amélia também são adornadas com múltiplas safiras e centenas de diamantes.

Imagens do assalto circularam nas redes sociais e mostram um homem vestido com colete amarelo cortando uma das vitrines no interior do museu.

O Louvre é o maior e mais visitado museu do mundo, recebendo cerca de nove milhões de pessoas por ano em seus 73 mil metros quadrados de área expositiva. O local abriga cerca de 35 mil obras de arte, incluindo a famosa pintura “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, que já havia sido roubada em 1911 e recuperada dois anos depois em Florença.

Vídeo mostra assaltantes roubando joias de Napoleão no Louvre

Imagens revelam o momento em que homens disfarçados de operários quebram vitrines e roubam joias de Napoleão dentro do Museu do Louvre, em Paris. Visitantes passavam pelo local sem perceber o crime, que ocorreu em plena luz do dia e está sob investigação das autoridades francesas.

Notícias ao Minuto | 06:42 – 20/10/2025


Notícias ao Minuto

Compartilhar

Faça um comentário