- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sexta-feira, 17 maio, 2024 - 00:46 AM
- PUBLICIDADE -

GDF inicia processo de implantação do Polo Agroindustrial do Rio Preto, em Planaltina

A intenção é fazer da região uma nova base de sustentação da agropecuária local para promover a geração de empregos e renda no meio rural; população pode participar encaminhando propostas

Por Cláudio Ulhoa

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu o primeiro passo na construção de seu mais novo projeto agropecuário, o Polo Agroindustrial do Rio Preto, que será construído em Planaltina. Agora, já é possível enviar propostas de empreendimento de implantação do polo por meio do edital de chamamento público nº1/2022, que pode ser acessado aqui.

Localizado em região estratégica, a área onde o polo será construído tem 75 hectares e lotes com média de 3,5 hectares, e fica a 70 km de Brasília, 34 km do centro de Planaltina, 50 km de Sobradinho, 45 km de Formosa, em Goiás; e a 150 km de Unaí, em Minas Gerais.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF que atua nesse projeto em parceria com as secretarias de Agricultura e de Projetos Especiais, o intuito do governo é fazer da região não só um local de grande produção rural, mas também colaborar com a modernização das atividades agropecuárias, o fortalecimento das cadeias produtivas e a integração de atividades já consolidadas, entre outras.

Edital de chamamento público recebe propostas para implementação

O Polo Agroindustrial Rio Preto será o segundo espaço dessa natureza dentro do DF, pois já há o centro agroindustrial, o do PAD-DF, na região do Café Sem Troco, onde já são seis projetos em análise, como a instalação de fábricas de processamento de vegetais – com produção de molho de tomate -, e usina de produção de energia fotovoltaica.

Em Planaltina, a ideia é fazer igual o que tem sido desenvolvido no PAD-DF, ou seja, alavancar o desenvolvimento do mercado local e, consequentemente, trazer outros benefícios, uma vez que o acesso do novo Polo a Brasília é feito, principalmente, pelas rodovias DF-250 e DF-320, ambas já pavimentadas.

“O GDF tirou a ideia do papel e está fazendo acontecer, em um trabalho pioneiro que vai gerar oportunidades de emprego, principalmente para que os mais jovens não precisem migrar do campo para a cidade”, diz a chefe da Assessoria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Cristyanne Barbosa.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?