Governo do Gabão proíbe convocação de Aubameyang agora
Governo do Gabão suspendeu a seleção, demitiu a comissão técnica e proibiu convocações de Pierre-Emerick Aubameyang após a eliminação na fase de grupos da Copa Africana.
O governo do Gabão anunciou medidas drásticas após a eliminação na fase de grupos da Copa Africana de Nações, determinando a suspensão das atividades da seleção e a dissolução da comissão técnica em comunicado oficial.
O presidente Brice Clotaire Oligui Nguema proibiu a convocação de Pierre-Emerick Aubameyang, além de impor restrições ao capitão Bruno Ecuéle Manga, como parte das ações anunciadas pelo executivo gabonês.
O Gabão perdeu os três jogos do grupo, somou zero pontos e viu Aubameyang marcar um gol antes de ser cortado por lesão no último duelo, conforme divulgado pelo UOL/FolhaPress.
Medidas anunciadas
A decisão inclui a proibição de convocação para jogadores alvo do comunicado, a demissão completa da equipe técnica e a suspensão das atividades da seleção até nova ordem do governo, segundo o texto oficial.
Desempenho na competição
Na fase de grupos o Gabão foi derrotado por Camarões (1 a 0), Moçambique (3 a 2) e Costa do Marfim (3 a 2), campanha que motivou a reação governamental após expectativa frustrada da torcida.
Impacto e próximos passos
A Federação Gabonesa e a administração do futebol deverão negociar com o governo os próximos passos, enquanto torcedores e analistas aguardam definição sobre processos internos e calendário de retomada.


