Governo quer aprovar fim da escala 6×1 no 1º semestre
Boulos diz que governo Lula apoiará proposta mais célere para acabar com a escala 6×1 e reduzir jornada a 40 horas, se projeto de lei for juridicamente possível.
O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo Lula busca aprovar, no primeiro semestre de 2026, uma mudança que elimine a escala 6×1. Várias proposições correm no Congresso e o Executivo apoiará a que andar mais rápido.
Fontes do Planalto dizem que a aposta é em projeto de lei quando houver segurança jurídica, por ser mais ágil que uma PEC. O governo tem três exigências básicas: 40 horas semanais, fim da escala 6×1 e sem redução salarial.
Entre os textos em pauta, está o PL de relatoria do deputado Leo Prates, e a PEC de Erika Hilton, que propõe redução maior da jornada. O governo já se posicionou contra proposta que mantinha seis dias de trabalho, conforme divulgado pela FolhaPress.
Prioridade e estratégia do governo
Boulos afirmou que a administração vai esperar parecer jurídico para decidir se a mudança pode vir por projeto de lei, opção considerada mais rápida. A meta oficial é aprovar a alteração ainda no primeiro semestre de 2026.
Projetos em destaque no Congresso
O PL de Leo Prates prevê redução de 44 para 40 horas e jornada 5×2, enquanto a PEC de Erika Hilton busca 36 horas e 4×3. A CCJ do Senado já aprovou texto alinhado ao governo, sem coordenação prévia com o Executivo.
Prazos, impactos e entraves
Se for via projeto de lei, a tramitação tende a ser mais célere, mas ainda há resistências e necessidade de acordo entre bancadas. O governo afirma que não aceitará redução salarial ao encerrar a escala 6×1.


