Heleno comunicou ao Exército diagnóstico de Alzheimer
Augusto Heleno disse durante exame no Comando Militar do Planalto que foi diagnosticado com Alzheimer em 2018; ele foi preso para cumprir pena de 21 anos.
Augusto Heleno foi submetido a exame médico no Comando Militar do Planalto ao ser preso para iniciar cumprimento de pena. No procedimento, informou que recebeu diagnóstico de Alzheimer em 2018.
Segundo o general, a doença foi identificada ao investigar episódios de perda de memória. Apesar do diagnóstico, Heleno chegou a exercer o cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional.
Aos 78 anos, o general foi condenado a 21 anos em regime inicial fechado; por ser militar, tem prerrogativa de cumprir a pena em instalação do Exército. Conforme divulgado pela fonte principal.
Diagnóstico e histórico médico
Heleno afirmou que os sinais apareceram como lapsos de memória e, após exames, recebeu a classificação de Alzheimer. A doença é neurodegenerativa e pode afetar memória, fala e mobilidade.
Consequências legais e prisão
A execução da condenação foi decretada pela Primeira Turma do STF. O exame de corpo de delito realizado no Comando Militar do Planalto é procedimento padrão antes do encaminhamento ao sistema prisional.
Contexto político e repercussão
A condenação envolve tentativa de golpe contra a ordem democrática; Jair Bolsonaro e outros réus também foram alvo das decisões, e terão audiências de custódia no curso do processo.


