- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
terça-feira, 21 maio, 2024 - 20:10 PM
- PUBLICIDADE -

Ibaneis é eleito presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central

O governador fica no cargo por um ano e tem para início de gestão linha de crédito de R$ 1 bilhão liberada pelo BRB para aplicar em diversas áreas sociais e econômicas

Por Ricardo Ulivestro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi eleito presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) que é formado pela parceria entre os estados Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o DF.

Ibaneis tomou posse, nesta segunda-feira (25), durante uma assembleia virtual em razão da pandemia de covid-19. Ele, que substitui o agora ex-presidente do BrC, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), ficará no cargo por um ano.

“Vamos trabalhar unidos para encontrar soluções para todos”, garantiu Ibaneis Rocha.

Além da eleição, também foi anunciado pelo do Banco de Brasília (BRB) a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão para serem divididas em cinco áreas: BRB Desenvolvimento, BRB Investimento, BNDES, Plano Empresário e Agronegócio. O dinheiro pode ser obtido por qualquer estado participante.

O BrC é o primeiro consórcio interestadual de desenvolvimento no país. Criado em 2015, sua principal função é desenvolver as economias dos estados, através de investimentos em políticas públicas. A dinâmica de atuação do BrC é para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional.

O próximo passo a ser dado pelo consórcio será a busca de apoio de capital estrangeiro. Para isso, está sendo firmada uma parceria com a Índia, com a intenção de estudar meios para formalizar uma parceria com o BrC em quatro áreas de cooperação: empresas, tecnologia, saúde e agronegócio.

*Ricardo Ulivestro – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Nos siga no Google Notícias
Avatar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?