- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 2 julho, 2022 - 17:02 PM
- PUBLICIDADE -

Implementação do novo ensino médio é desafio para 2023, diz ministro

A recuperação das aprendizagens em todos os níveis é o maior desafio da educação brasileira para 2023, informou hoje (28) o ministro da Educação, Victor Godoy, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Segundo Godoy, o impacto da pandemia na formação dos brasileiros deverá guiar os esforços do governo federal no próximo ano. “O Brasil, infelizmente, demorou muito para reabrir as escolas. Isso provocou um impacto que a gente já começou a medir e que vai trazer esse desafio de recuperar nossos estudantes”, afirmou.

Outro grande desafio do governo é a implementação do novo ensino médio, que será iniciada ainda neste ano. “Houve todo um preparo para essa implementação. Já foram investidos mais de R$ 2 bilhões nessa mudança. Até o momento, não prevemos nenhuma alteração no cronograma”. Uma das mudanças trazidas pelo novo modelo será o aumento da carga horária, além de itinerários diferentes de acordo com as afinidades do estudante. A implementação deverá ser concluída até 2024.

O ministro da Educação também falou sobre a modernização das escolas brasileiras e sobre a meta, em conjunto com o Ministério das Comunicações, de conectar à internet 100% das escolas até o final de 2022.

Novos canais

Sobre o lançamento dos dois novos canais públicos de conteúdo – o Canal Educação e o Canal Libras -, Godoy disse que a iniciativa atende aos interesses da população e supre necessidades de acessibilidade, protagonismo e inclusão.

“Completamos neste mês 20 anos da Lei de Libras. A nossa ideia é, justamente, que a gente tenha conteúdos preparados para a comunidade surda pela comunidade surda”, disse.

O ministro falou ainda que a população surda é de cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil.

Capacitação

Para o Canal Educação, Victor Godoy explicou que existem diversos conteúdos específicos para gestores, professores e estudantes que servirão como apoio complementar ao conteúdo das salas de aula e que também terão caráter de capacitação profissional. O conteúdo do Canal Educação será veiculado em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pela TV Brasil e pela TV Brasil 2. “Em breve o Canal Educação também será disponibilizado nas TVs por assinatura”, complementou.

Veja na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=/uCZSYvOIUMU

Destaques do dia:

Estudo mostra que professores brasileiros têm orgulho da profissão

Respeito e justiça são as competências mais relevantes para o exercício da profissão de professor, revelou monitoramento inédito feito pelo Instituto Ayrton Senna com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) sobre competências socioemocionais com professores.
» Leia mais

Enem: prazo para recursos contra isenção negada termina amanhã

Termina amanhã (29) o prazo de apresentação de recursos para aqueles que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
» Leia mais

Firjan oferece oficinas de matemática e robótica para estudantes

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) estão com inscrições abertas até o dia 1º de maio para 1.680 vagas gratuitas para as oficinas de matemática digital (1.020 vagas) e de robótica (660 vagas), oferecidas pelas Escolas Firjan Sesi.
» Leia mais

*Matéria atualizada às 20h25 para acréscimo de conteúdo.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo