Laboratório público de Ceilândia adquire três novos microscópios ópticos

Published On: 11/10/2024 15:57

Compartilhar

O Laboratório Regional de Ceilândia (LRC) já está usando três novos microscópios de alta resolução para análise detalhada de amostras. Os equipamentos, recém-adquiridos, vão permitir a observação minuciosa das estruturas microscópicas nos exames de pacientes.

Novos aparelhos auxiliarão na análise detalhada de amostras, permitindo a observação minuciosa das estruturas microscópicas | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Unidade de referência no processamento de exames ambulatoriais, o Laboratório Regional de Ceilândia é responsável pelas amostras de 27 unidades básicas de saúde (UBSs) da Região de Saúde Oeste, formada por Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. O laboratório também é destaque na realização de exames hormonais, marcadores tumorais e exames imunológicos de pacientes do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz).

Chefe do laboratório, a biomédica Mayara Camelo explica a necessidade da atualização constante dos equipamentos da unidade. “A renovação dos itens sempre traz um impacto super positivo, pois ajuda que os exames sejam feitos com a melhor tecnologia disponível no mercado. Com esses microscópios de última geração, vamos ter uma performance ainda melhor no nosso trabalho diário”, ressalta.

Os novos aparelhos possuem um sistema de iluminação que utiliza lâmpadas de LED, substituindo as antigas lâmpadas halógenas incandescentes. Além do maior tempo de vida útil, as vantagens do LED incluem maior nitidez da imagem produzida e iluminação mais segura e confortável, além de diminuir a fadiga ocular do usuário, pois não produz radiação infravermelha.

Outra vantagem trazida pelos novos microscópios são as objetivas planacromáticas infinitas. Essas lentes corrigem distorções de cores em todo o espectro visível e mantêm o nivelamento e o foco da imagem.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário