Lula diz a Trump que América Latina é zona de paz agora
Lula afirmou a Trump, em conversa sobre tarifas e a crise com a Venezuela, que América Latina é zona de paz e defendeu solução por diálogo e diplomacia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o que chamou de postura de unilateralismo dos Estados Unidos e afirmou a Donald Trump que a América Latina deve ser tratada como uma zona de paz, sem recorrer à força militar.
A conversa telefônica entre os dois ocorreu no início do mês e incluiu negociações sobre a retirada de sobretaxas a produtos brasileiros. Lula disse ter falado “muito” com Trump e ressaltou preferência por negociação e diálogo.
O pronunciamento aconteceu em Belo Horizonte durante lançamento de uma caravana federativa, em meio à escalada entre EUA e Venezuela. Lula pediu que se priorizem vias diplomáticas, conforme divulgado pela Agência Brasil.
Diálogo entre líderes
Segundo o presidente, Trump ressaltou o poder bélico dos Estados Unidos durante a conversa, mas Lula defendeu que a diplomacia e a palavra são instrumentos mais eficazes. Ele reforçou que a América Latina é zona de paz e deve evitar confrontos.
Ponto sobre a Venezuela
A tensão aumentou após a apreensão, por forças dos EUA, de um navio com cerca de 1,1 milhão de barris de petróleo, tomada em águas internacionais. O governo de Nicolás Maduro classificou a ação como ato de pirataria e roubo.
Vias diplomáticas e próximos passos
Lula pediu uso constante da negociação para reduzir riscos e convencer partes a agir com prudência. Ele vinculou o apelo à negociação de tarifas com os EUA e disse acreditar que a palavra é a melhor forma de resolver disputas.


