Lula lidera todos cenários de 1º e 2º turnos, pesquisa
Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg indica que Lula venceria todos os adversários em simulações para 2026, no primeiro e no segundo turno; levantamento testou vários nomes e mediu rejeição.
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostra que, se as eleições de 2026 fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria todos os cenários testados, tanto em primeiro quanto em segundo turno.
O instituto simulou diferentes composições de candidatos, incluindo a hipótese de o senador Flávio Bolsonaro concorrer como representante da ala bolsonarista, além de testar Tarcísio, Caiado, Zema e Ratinho Júnior.
O levantamento ouviu 18.154 pessoas entre 10 e 15 de dezembro, com margem de erro de 1 ponto percentual e uso da metodologia Atlas RDR para calibrar amostras representativas, conforme divulgado pela AtlasIntel/Bloomberg.
Cenários de primeiro turno
Num cenário com Flávio Bolsonaro, a pesquisa mostra Lula 48,1%, Flávio 29,3% e Caiado 7,2%. Em ampliação com Tarcísio, Lula fica em 47,9%, Flávio em 21,3% e Tarcísio em 15%.
Sem Flávio, na disputa com Tarcísio, Lula atinge 48,8% e Tarcísio 28,3%. Em outro cenário sem bolsonaristas e sem Tarcísio, Lula alcança 48,8%, Caiado 16,3% e Zema 11,7%.
Testado também um cenário sem Lula, com Fernando Haddad como candidato do PT, o ministro da Fazenda aparece com 43,9%, frente a 28,5% de Tarcísio e 6,1% de Caiado.
Segundo turno e índices de rejeição
Em todos os confrontos simulados para o segundo turno, Lula venceria: por exemplo, 53% a 41% contra Flávio e 50% a 45% contra Michelle Bolsonaro, segundo a AtlasIntel/Bloomberg.
Na medição de rejeição, Jair Bolsonaro lidera com 48,9% daqueles que não votariam de jeito nenhum, seguido por Lula 47,8%, Flávio 45,6% e Michelle 43,3%, sinalizando forte polarização.
Percepção bolsonarista e preferências de vice
Entre eleitores do campo bolsonarista, 75,2% disseram concordar com a indicação de Flávio para representar o grupo. Apenas 17,1% discordaram e 7,6% não souberam opinar.
Sobre a escolha de vice para uma eventual chapa de Flávio, as preferências são: Tarcísio 25,8%, Michelle 23%, e em seguida Zema e Caiado com cerca de 9,6% cada, segundo a pesquisa.
O levantamento, conforme divulgado pela AtlasIntel/Bloomberg, utiliza recrutamento digital geolocalizado e procedimentos estatísticos para calibrar a amostra, com respostas anônimas e representatividade nacional.


