- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sábado, 2 julho, 2022 - 17:50 PM
- PUBLICIDADE -

Nos 62 anos de Brasília, Catetinho é reaberto ao público

Por Cláudio Ulhoa

Depois de passar por reformas, o Museu do Catetinho, será reaberto ao público neste aniversário de 62 anos de Brasília. Isso porque a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) reformou o espaço dando manutenção do telhado ao piso de cimento da estrutura arquitetônica com pilotis.

Desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1956, o Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek durante a construção de Brasília. No espaço, que é aberto a visitantes e estudantes, é possível ver um acervo de 466 itens, entre peças de mobiliário, utensílios, livros, discos e outros objetos, que Juscelino Kubitschek utilizou até 1959 – quando ficou pronto o Palácio da Alvorada.

O Catetinho fica localizado na região administrativa do Park Way, com acesso novo e sinalizado via Brasília Country Club.O museu também passou por pinturas externa e interna do Palácio de Tábuas, Anexo e Sede Administrativa.

“A sua elaboração rústica de madeira, origem do termo ‘Palácio de Tábuas’, referência à sua função de residência presidencial, representa um marco arquitetônico na identidade moderna dos prédios de Brasília, os famosos pilotis, nos oferecendo a sensação de leveza e suspensão no ar” lembra, Aquiles Brayner, subsecretário do Patrimônio Cultural da Secec.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo