- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sexta-feira, 18 junho, 2021 - 00:03 AM
- PUBLICIDADE -

DF já aplicou 1 milhão de dose da vacina contra a covid-19, diz secretário da Casa Civil

O total é a soma de pessoas que receberam tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina

Por Cláudio Ulhoa

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (2/6), o secretário da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Gustavo Rocha, disse que a Secretaria de Saúde já aplicou, entre primeira e segunda dose, 1 milhão de vacinas contra a covid-19. Segundo o secretário, a determinação do governo, para o próximo período, será a de reduzir a vacinação para idades abaixo de 59 anos.

Rocha começou a coletiva falando sobre a taxa de transmissão do novo coronavírus que, hoje, se encontra em 0.99 – a meta das autoridades de saúde é mantê-la abaixo de 1. Ele também informou o número de casos ativos, sendo casos que podem contaminar outras pessoas, e que, atualmente se encontra em 8.163 casos, mas em momentos críticos da pandemia esse número chegou a 16 mil.

Outra informação destacada pelo secretário foi com relação à taxa de ocupação de leitos UTI-covid, que se encontra com 17 pessoas na fila aguardando por leitos. Conforme Rocha destacou, esses pacientes não estão desassistidos, apenas aguardam o resultado dos diagnósticos para saberem se estou ou não contaminado por covid-19.

Vacinação

O DF já separou 43 mil doses para atender pessoas com comorbidade. Além disso, mais 18 mil doses começarão a ser aplicadas, a partir de segunda (7/6), nas pessoas com 59 anos sem comorbidades. “Para esse público, assim que abrir o agendamento, as pessoas terão três dias para agendar e depois terão cinco dias para se vacinar”, explicou Rocha.

Esse tempo para se vacinar, foi adotado depois que o governo percebeu que estaria havendo demora na vacinação. “É importante fixar esses prazos porque nós temos que avançar mais rapidamente, é uma determinação do governador que a gente avance mais rapidamente nas idades”, explicou o secretário.

Por fim, o secretário lembrou que, mesmo sendo feriado amanhã, haverá vacinação nos seguintes pontos: Parque da Cidade e UBS 5 e UBS 1. O ponto da Praça dos Cristais, também estará funcionando, mas é exclusivo para os aeroportuários.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Nos siga no Google Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

%d blogueiros gostam disto: