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segunda-feira, 1 março, 2021 - 03:49 AM
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Construção do Túnel de Taguatinga completa seis meses e já atinge 14% da obra

Empreendimento vai melhorar o trânsito de veículos na região e deve beneficiar 135 mil motoristas diariamente; aos custos de R$ 257 milhões, obra gera 1,7 mil postos de serviços

Por Cláudio Ulhoa

O Governo do Distrito Federal (GDF) informa que a construção do Túnel de Taguatinga já atingiu 14% de área construída. O empreendimento, que terá custos aos cofres públicos de R$ 275,7 milhões, quando concluído deve beneficiar cerca de 135 mil veículos que passam pelo região todos os dias. A obra gera 1,7 mil empregos.

O túnel está sendo construído na região central de Taguatinga. Em funcionamento, a obra dar acesso àqueles que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa para o centro de Taguatinga. Assim, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

A obra também vai permitir que os veículos que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Já as vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte.

A extensão do túnel será de 1.010 metros e terá duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

Com investimentos de R$ 275,7 milhões, obra, que atinge 14% de execução

“[O túnel] vai beneficiar, além da cidade, moradores de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia. Vai mudar radicalmente o trânsito na região. Além disso, terá forte impacto nos negócios e na valorização de áreas em Taguatinga e região”, ressalta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Agora, informa a pasta, estão previstas mais duas etapas importantes da obra, sendo a primeira, em fevereiro, quando ocorrerá a demolição da passarela de acesso à estação do Metrô, com a execução das paredes diafragma Sul/Norte /Central; e a segunda é a execução da parede diafragma Sul, em um trecho de cerca de 450 metros. Ainda de acordo com a pasta, em março, os trabalhos continuam nas paredes diafragma, que são responsáveis por estabilizar as paredes que dará sustentação ao túnel.

Para o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, pelo tamanho da obra, de alguma forma o comércio da região central foi afetado. Porém, como o secretário fez que questão de ressaltar, todos esses possíveis transtornos serão superados após a conclusão da construção, o que deverá agregar valor à área.

“Claro que o transtorno existe e alguns comerciantes tiveram algum tipo de prejuízo, mas que é temporário. Quando a obra for concluída, teremos mais investimentos, mais empregos, trazendo mais dinheiro para cá. O que está ocorrendo é uma grande transformação no centro de Taguatinga”, afirma Andrade.

Além do túnel, ao projeto também garante a construção de um boulevardarborizado, com uma paisagem inteiramente nova para a população. As calçadas também serão reformadas e os estacionamentos, ampliados.

Em pesquisa recente feita pelo GDF, 86,9% da população entrevistada disseram aprovar a construção do túnel.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

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