- PUBLICIDADE -
domingo, 17 janeiro, 2021 - 18:52 PM
- PUBLICIDADE -

Jardim Botânico comemora 34 anos com inauguração da Escola Superior do Cerrado

No Brasil, somente os jardins botânicos do Rio de Janeiro e São Paulo oferecem cursos regulares de pós-graduação na área de Botânica.

O Jardim Botânico de Brasília inaugura amanhã (8), dia de seu aniversário de 34 anos, a Escola Superior do Cerrado (ESC) no Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses). Serão oferecidos cursos de graduação e pós-graduação em parceria com a FUNAB (Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal). Inicialmente, será oferecido o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e, posteriormente, Gestão de Recursos Hídricos e Gestão de Resíduos Sólidos.

A diretora do JBB, Aline De Pieri, explica que a iniciativa visa atender a uma demanda dos brasilienses, que estão cada vez mais inseridos nas questões ligadas ao meio ambiente, e preencher uma lacuna de vagas em ensino público no DF. “Nosso intuito é formar cidadãos nessa área, além de cumprir uma missão do Jardim, que é educação ambiental orientada a preservação da biodiversidade”, complementou.

No Brasil, somente os jardins botânicos do Rio de Janeiro e São Paulo oferecem cursos regulares de pós-graduação na área de Botânica.

Comemoração

A comemoração dos 34 anos do JBB contará, ainda, com a inauguração do Jardim Polonês na Alameda das Nações e Estados, segundo país a ocupar o espaço reservado para o projeto que tem o objetivo de representar os cinco continentes por meio de sua biodiversidade e valores culturais. O evento ocorrerá às 11h e terá a participação dos alunos da Escola Classe Jardim Botânico e outras autoridades.

  No fim semana (dias 9 e 10), haverá programação cultural diversificada e a ideia é proporcionar aos visitantes momentos de lazer em meio à natureza, sempre com foco na valorização do meio ambiente. A equipe da Educação Ambiental do JBB fará passeios pelas trilhas ecológicas, de trenzinho pelas principais atrações da unidade além de exibição de vídeos com a temática ambiental.

O Corpo de Bombeiros também estará presente para exibição de equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais, como helicóptero, caminhões, viaturas e ônibus para transporte da tropa.

Biodiversidade

O JBB foi inaugurado em 1985 e em 1996 a unidade foi transformada em Estação Ecológica. Atualmente, abriga 4.518 hectares de Cerrado preservado e 25% dos mananciais que abastecem toda a região do Lago Sul, incluindo o Lago Paranoá.

 Foi o primeiro jardim botânico no mundo a manter coleções de plantas in situ, ou seja, no seu ambiente, permitindo a manutenção de sistemas e processos naturais como a melhor forma de conservação de recursos genéticos.

A fauna que compõe a biodiversidade do Jardim é representada por 77 espécies da mastofauna (marsupiais, roedores, morcegos médios e grandes, algumas ameaçadas de extinção); 257 espécies de avifauna; 73 espécies da herpetofauna (lagartos, serpentes, tartaruga e anfíbios).

O Cerrado se estende por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados (Km2) do território brasileiro, o que equivale a quase 24% do país. Contudo, a área com vegetação íntegra do bioma já foi reduzida a cerca de 20% de sua cobertura original. Este tipo de savana possui uma das maiores biodiversidade do mundo, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Acredita-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas sejam endêmicas, ou seja, só existem no bioma.

Programação:

8 de março

  • Inauguração da Escola Superior do Cerrado, com café da manhã no Centro de Excelência do Cerrado para convidados e apresentação da banda do Corpo de Bombeiros
  • Homenagem às mulheres para celebração do Dia Internacional da Mulher
  • Inauguração do Jardim da Polônia na Alameda das Nações e Estados

9 e 10 de março

  • Feira de Orquídeas;
  • Exposição e venda de suculentas, terrário, vasos ornamentais, biojoias e produtos naturais;
  • Feira de produtores da Emater com bancas de frutas, verduras, mel, queijos;
  • Exposição do Corpo de Bombeiros com equipamentos usados no combate a incêndio (caminhões, viaturas, helicóptero);
  • Apresentação de bandas;
  • Arvorismo para crianças;
  • Oficina de pintura;

Educação Ambiental (9 e 10 de março)

  • 10h, 11h, 14h30 e 15h30

Passeio de trenzinho pelo JBB (35 pessoas): os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Cerrado embarcando no trem do JBB com a presença de um educador ambiental;

  • 9h

Trilha ecológica: os primeiros 20 inscritos terão a oportunidade de caminhar pelo Jardim Botânico com a presença de um educador ambiental. O percurso deve durar cerca de uma hora e meia;

  • 10h às 11h30 e 15h às 16h30

Exibição de vídeos sobre a temática ambiental na Casa de Permacultura;

 Serviço:

Aniversário do JBB- 34 anos

Local: Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses) – Jardim Botânico de Brasília (SMDB, Área Especial, s/n – Lago Sul)

Horário: 9h

AGÊNCIA BRASÍLIA

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

Decisão depende de publicação para entrar em vigor Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo