- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
domingo, 13 junho, 2021 - 14:53 PM
- PUBLICIDADE -

Planaltina vira canteiro de obras na gestão de Ibaneis Rocha

Assim como varias cidades do DF, Planaltina está sendo uma das beneficiadas com obras e investimentos públicos; na lista das intervenções, está a construção de UPA, revitalização do Museu do Histórico, inauguração do campo de futebol sintético no Arapoanga, pavimentação de vias, e outros

Por Cláudio Ulhoa

A gestão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tem um atenção em especial com Planaltina. Em visita recente à região administrativa, o governador fez questão de ressaltar esse fato e disse que não medirá esforço para fazer da região uma das melhores, em termos de infraestrutura, do DF. “É com muita alegria que a gente faz mais uma visita a Planaltina. O motivo de tanta alegria é o carinho da população daqui, a forma calorosa como sempre somos recebidos. Tiramos muitos anos de atraso. Agora, estamos fazendo uma revolução nessa cidade. Uma revolução que agrada às pessoas”, afirmou Ibaneis.

E, na prática a cidade tem recebido esses investimentos de forma gradativa e alguns aspectos já começam a apresentar mudanças no sentido de melhorar a qualidade de vida da população local. É o caso da saúde pública, que vai receber uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e pode ter o Hospital Regional local ampliado, conforme está ocorrendo com o Hospital de Samambaia.

Visita na obra da Centro Educacional Águas do Cerrado( antigo albergue). Foto: Carlos André ASCOM

Além disso, houve investimento na área da educação, com a transformação do albergue em Centro Educacional Águas do Cerrado (Cedac) e o Centro de Educação Infantil Pipiripau. Juntas, às duas instituições somam 1,6 mil vagas. Neste sentido também, o governo já investiu R$ 3 milhões nessas unidades. Além delas, a rede pública de Planaltina – que atende 43 mil estudantes – contou com uma reforma na Escola Classe 16. Por lá, foram aplicados R$ 397 mil para reformar a quadra poliesportiva e construir uma cobertura nela.

“Nós estamos aproveitando estruturas que estavam abandonadas, estruturas qualificadas e fazendo a reforma delas para colocar à disposição da população. O albergue é mais uma obra que estava abandonada, um dinheiro público desperdiçado por gestões que não souberam fazer a condução correta, e agora nós vamos entregar para a sociedade”, lembrou o governador.

Infraestrutura

A infraestrutura urbana de Planaltina tem sido totalmente transformada. Primeiro, o governo iniciou a revitalização da nova entrada de Planaltina que atende diretamente 50 mil moradores das regiões de do Jardim Roriz, do Setor de Oficinas e de Buritis II, III, e IV.

Houve ainda a revitalização de uma praça e a construção de um campo sintético na região de Arapoanga. Também teve a inauguração de Quatro parques infantis – na Praça São Sebastião, na quadra 1/2 da Vila Buritis, do Vale Amanhecer e Vila Vicentina – e quatro quadras poliesportivas, localizadas nas quadras 1 do Jardim Roriz, 1/2 e 6 da Vila Buritis e 25 do Buritis IV também foram restauradas.

Nesse sentido ainda, o governo iniciou reforma da quadra de areia da Vila Vicentina, da Feira de Hortifrúti e da BR- 020, de Sobradinho a Planaltina, que passou por melhorias para facilitar o tráfego e dar segurança aos motoristas.

Investimento social

Um dos marcos do governo na região são a recuperação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial de Planaltina. A região, que é berço da cultura do DF, começou a ser discutido junto com a população sobre o projeto do Percurso Turístico e Cultural do Setor Tradicional de Planaltina. A meta é de requalificação do espaço público do Setor Tradicional no entorno dos monumentos históricos da região administrativa, como a Igreja São Sebastião e o Museu Histórico.

Rua da Igreja São Sebastião será um grande calçadão

Pelo projeto haverá pista para pedestre e via para ciclista com a ampliação das calçadas, e ainda prevê melhorias na acessibilidade, na arborização urbana, com iluminação pública para os monumentos, mobiliário urbano especial e sinalização turística.

Confirma aqui todas as obras e investimentos feitos em Planaltina durante a gestão Ibaneis.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

%d blogueiros gostam disto: