- PUBLICIDADE -
domingo, 17 janeiro, 2021 - 18:01 PM
- PUBLICIDADE -

Revitalização do Setor Hospitalar Sul vai privilegiar pedestres

Plano de melhorias prevê ampliação de largura das calçadas, construção de praças e organização do trânsito na região

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade e organizar o trânsito no Setor Hospitalar Sul, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação encaminhou projeto de requalificação dos espaços públicos na região à Secretaria de Obras e à Novacap.

A proposta integra o NósUrbanos, política de melhoria dos espaços públicos já estabelecidos em diversos pontos do Distrito Federal. No caso do Setor Hospitalar Sul, o plano foi elaborado pela pasta e tem recursos destinados por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb).

As melhorias estão em fase de atualização de orçamentos e a licitação deve ser lançada em 90 dias. Assim que as empresas forem escolhidas, as obras devem durar 180 dias. Como a origem da verba é o Fundurb, os custos da obra não competem com as despesas prioritárias do Estado, como pagamento de servidores e custeio de Educação e Saúde.

Entre as intervenções previstas, está a ampliação da largura das calçadas, que passarão de 3,5 metros para 6 metros. A mudança privilegia o pedestre, uma vez que áreas hospitalares recebem fluxo intenso de pessoas com deficiência permanente ou momentânea.

“O objetivo é devolver a cidade para as pessoas”, defendeu o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Para isso, as vias terão uma faixa de rolamento de 3,5 metros. Hoje, existem duas faixas, com 7 metros ao todo, mas uma delas é ocupada por carros estacionados irregularmente. Essa situação obstrui a passagem de ambulâncias às entradas de emergências dos centros médicos.

A expectativa é que, com isso, tenham-se vias com largura suficiente à circulação no local sem que os veículos parem irregularmente ao longo dos meios-fios. As vagas de táxi também serão devidamente demarcadas.

Estacionamentos públicos serão readequados

O plano estabelece ainda a reorganização de dois bolsões de estacionamentos públicos próximos à W4 Sul. Para isso, canteiros serão criados na área, de forma a delimitar vagas, evitar a formação de filas duplas e criar rotas seguras para pedestres.

O bolsão de vagas entre a 716 Sul e a Estrada Setor Policial Militar, ao lado de um hospital privado de grande porte, será dividido em dois trechos. Ali será criada uma praça de convivência e a proposta é que, no futuro, ali seja implementado um ponto de integração ao transporte público.

A alteração da velocidade das vias no setor também será submetida à avaliação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Pelo projeto, os veículos poderiam circular a 30km/h, dando a possibilidade de circulação de bicicletas na faixa.

A proposta de revitalização do Setor Hospitalar Sul está disponível no GeoPortal, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Para acessá-la, basta clicar em GeoPortal, na aba Camadas > Camadas > Intervenções Urbanas > NósUrbanos. Em seguida, basta clicar duas vezes sobre o mapa do local.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional

Postada por AGÊNCIA BRASÍLIA

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

Decisão depende de publicação para entrar em vigor Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo