- PUBLICIDADE -
segunda-feira, 1 março, 2021 - 03:55 AM
- PUBLICIDADE -

Começa hoje no DF a vacinação contra a covid-19

A vacinação terá início às 10h em 16 unidades de referência, neste primeiro momento; vejam os que serão vacinados nesta primeira fase

Por Cláudio Ulhoa

Começa nesta terça-feira (19), no DF, a vacinação contra a covid-19. As vacinas que vão ser aplicadas já estão na capital federal e somam 106.160 doses. Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), os primeiros a serem vacinados serão profissionais da saúde que atuam no tratamento de pacientes contaminados pela doença, de idosos e deficientes que estão em instituições de internação (como asilos, albergues, e outros), cuidadores que atuam nessas instituições e indígenas.

O anúncio sobre o início da vacinação contra a covid-19 foi feito nesta segunda-feira (18), através de coletiva à imprensa, concedida pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto.O secretário garantiu que toda infraestrutura para fazer a primeira fase da vacinação está pronta e que a rede de saúde deve vacinar, em duas etapas, já que são duas doses, 53.080 pessoas neste primeiro momento. A segunda dose deverá ser aplicada 14 dias após a aplicação da primeira dose.

“É importante destacar que essas unidades irão vacinar apenas pessoas que integram o grupo de risco. Todos serão devidamente identificados e receberão a segunda dose da mesma vacina que tomaram na primeira vez”, disse o secretário de Saúde.

Okumoto voltou a pedir paciência à população e ressaltou que todos serão imunizados conforme as vacinas forem chegando. “Pedimos paciência e tranquilidade para que as pessoas aguardem sua vez para vacinar. A Secretaria de Saúde vai receber a todos com carinho e cuidado”, lembra.

Primeira etapa contemplará profissionais de saúde que estão na linha de frente, idosos que vivem em instituições e seus cuidadores e indígenas

No caso dos idosos que vivem em espaço de internação e indígenas, a SES-DF vai enviar profissionais para fazer a vacinação. Já os profissionais de saúde poderão escolher o local (ver abaixo) mais adequado para receber a primeira dose que será vinculada ao CPF.

Em relação à infraestrutura para iniciar a campanha, a SES-DF afirma que possui todos os insumos necessários, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seringas.

“Não haverá falta de insumos para aplicação de vacina, nem desabastecimento de oxigênio no DF. Temos mais de 2 milhões de seringas e agulhas em estoque pra a campanha”, afirma o secretário-adjunto de Assistência à Saúde substituto da SES-DF, Alexandre Garcia.

Os profissionais a serem vacinados primeiros atuam como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que trabalham em UTIs, profissionais administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza de hospitais e UBSs, Samu, bombeiros que estão no atendimento pré-hospitalar, profissionais da atenção primária que estão no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

Os locais de vacinação para esse público serão nas seguintes unidades:

Hospital de Base;

Hospital Regional da Asa Norte;

Hospital Regional de Ceilândia;

Hospital Materno Infantil de Brasília;

Hospital de Apoio de Brasília;

Hospital Universitário de Brasília;

Hospital Regional de Sobradinho;

Hospital Regional de Planaltina;

Hospital Regional de Brazlândia;

Hospital da Região Leste;

Hospital Regional de Taguatinga;

Hospital Regional de Samambaia;

Hospital Regional de Santa Maria;

Hospital Regional do Gama;

Hospital Regional do Guará;

Central de Regulação do Samu (SIA).

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

VÍDEO | Agentes do Detran socorrem idoso perdido

O senhor havia saído para comprar pão, mas não se recordava do caminho de volta para casa. Durante patrulhamento de...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo