Nas três primeiras fases da vacinação, cerca de 620 mil pessoas devem ser imunizadas; treinamento dos profissionais que vai aplicar a vacina começa dia 18 de janeiro
Por Cláudio Ulhoa
Uma comissão liderada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) se reuniu nesta terça-feira (12) para discutir sobre as estratégias a serem adotadas durante a campanha de vacinação contra a covid-19. A vacinação está prevista para acontecer assim que o Ministério da Saúde iniciar a campanha ao nível nacional.
A comissão é formada também pela subsecretária de Vigilância à Saúde (SVS), pela Assessoria de Comunicação (Ascom), pela subsecretária de Atenção Integral à Saúde (Sais), a Secretaria Adjunta de Assistência (SAA), a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep) e a subsecretária de Logística (Sulog).
Na semana passada, a SES-DF apresentou o Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19, e foi justamente sobre esse plano que a comissão está trabalhando. “O início da vacinação vai seguir as datas previstas pelo plano do Ministério da Saúde. Assim que as doses chegarem, a Secretaria de Saúde estará apta a iniciar a vacinação para os grupos da primeira fase”, garante o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.
De acordo com o que foi decidido pela comissão, a partir do dia 18 de janeiro, começará o treinamento dos profissionais que atuaram na aplicação das vacinas. Também ficou acordado para se vacinar será preciso apresentar os documentos como CPF, crachá (servidores da Saúde) e registro do Conselho de Classe (no caso de profissionais da saúde da iniciativa privada) e contracheque para servidores da Educação e Segurança.
“A primeira fase está prevista a vacinação de 202.351 pessoas do grupo prioritário. Para a segunda etapa, a estimativa é de 265.271 pessoas vacinadas e no grupo da terceira fase, 150.190 pessoas”, diz o coordenador substituto de Atenção Primária à Saúde, José Eudes Barroso. Segundo ele, nessas três primeiras fases, cerca de 620 mil pessoas deverão ser imunizadas.
Na primeira fase da vacinação, serão atendidos os idosos acima de 75 anos de idade e os trabalhadores da saúde. Já segunda, serão a vez das pessoas entre 60 e 74 anos, e depois, na terceira, pessoas com comorbidades, como diabetes, obesidade, hipertensão e tuberculose, entre outras, serão vacinadas.
Ainda pode haver uma quarta fase que atenderá professores e trabalhadores das forças de segurança e salvamento.
*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP