- PUBLICIDADE -
sexta-feira, 26 fevereiro, 2021 - 06:35 AM
- PUBLICIDADE -

Dueto de violoncelo encanta pacientes e servidores da UPA de Sobradinho

Iniciativa faz parte do projeto Concerto da Saúde

Mesmo com dificuldades respiratórias, o paciente Antônio Mendes, 84 anos, quis sair de seu leito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho para ver a apresentação do dueto de violoncelo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, nesta sexta-feira (26), na unidade. Usando uma extensão para seu ponto de oxigênio, Antônio pode acompanhar o concerto e ainda pediu para tocarem Feira de Caruaru, de Luiz Gonzaga. “Foi maravilhoso”, disse, emocionado.

Assim como ele, outros pacientes e servidores ficaram encantados com as músicas tocadas pelo dueto. A ação faz parte do projeto “Concertos da Saúde”, fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Cultura que, este ano, está priorizando as UPAs. O objetivo é levar arte e cultura, além de humanização, aos pacientes e servidores das unidades de saúde do Distrito Federal.

“Por mim, fariam toda semana. É a primeira vez que fazem algo do tipo aqui”, contou a técnica de enfermagem Lurdes Santos, que acompanhava Antônio e o ajudou a se locomover até o local da apresentação. “A música traz alegria para todos, sejam servidores ou pacientes. Alivia a dor e também a alma. Precisamos disso para nossas vidas”, ressaltou ela.

Emocionada ao ouvir Luiz Gonzaga, a paciente Josefa Gomes, 66 anos, disse acreditar que o evento é uma oportunidade de os pacientes se esquecerem, por um momento, do tratamento de saúde. Ela está internada há três dias na UPA, com problemas de coração. “Achei lindo. Com a música, acabei me lembrando dos tempos em que era mais nova. Acabei esquecendo que estava doente, por um instante”, brincou.

Para a gerente da UPA de Sobradinho, Telma Moreira, o projeto é de uma valia imensurável. “É um momento em que percebemos que aquela dor do paciente é minimizada de alguma forma. Ao mesmo tempo, também alcança os servidores e ajuda a quebrar a rotina. É gratificante para todos”, declarou.

MÚSICAS – Na ocasião, os músicos Ocelo Mendonça e Gidesmir Alves atenderam aos pedidos de pacientes e servidores, que solicitaram músicas como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Batendo na porta do Céu, na versão de Zé Ramalho de Knockin’ on Heaven’s Door. Também não faltaram outros clássicos, como Ave Maria e Como é grande o meu amor por você, do rei Roberto Carlos.

Os eventos do Concertos da Saúde estão programados para acontecer a cada 15 dias, em locais diferentes, sendo prioridade percorrer as UPAs neste primeiro semestre e, em seguida, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O projeto teve início no ano passado e, na época, passou por 15 hospitais da rede pública de saúde.

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Jair Bolsonaro recebe orações de funcionários do aeroporto no estado do Acre

Presidente cumpre agenda no local para socorrer vítimas das enchentes e enviar mais vacinas da Covid-19 O presidente Jair Bolsonaro...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo