- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
domingo, 13 junho, 2021 - 14:13 PM
- PUBLICIDADE -

GDF deve inaugura hospital de campanha do Plano Piloto nesta sexta (14)

A informação foi feita pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (13); eventos sociais, como batizados, casamentos e afins, podem retomar as atividades

Por Cláudio Ulhoa

O hospital de campanha para tratamento de pacientes com covid-19, que foi construído no Autódromo Internacional Nelson Piquet, será inaugurado nesta sexta-feira (14/5). O anúncio já vinha sendo feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), mas foi confirmado, hoje (13/5), pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante entrevista coletiva no Palácio do Buriti.

Segundo o secretário, com o funcionamento do espaço, será possível, não só reduzir a fila de espera para pacientes com covid-19 que buscam por leitos de UTI, como também poderá retomar as cirurgias eletivas classificadas como grau vermelho, que são cirurgias de urgência. Conforme disse Rocha, cerca de 2.350 pessoas estão nessa fila das cirurgias de urgência atualmente no DF.

“Então amanhã será inaugurado o hospital aqui do Autódromo e isso possibilitará retomar de forma mais plena as cirurgias eletivas”, afirmou o chefe da Casa Civil. “Com a abertura dos hospitais de campanha, essa lista iria zerar, isso de fato ocorreu.”

Além disso, a fila de espera para leitos de UTI também tem caído, segundo o secretário, em razão do funcionamento dos hospitais de campanha. A lista, no momento, é de 17 pessoas, que, conforme salientou Rocha, não estariam aguardando leitos, mas, sim, uma comprovação para saber se estão ou não contaminados pela covid-19.

Outro destaque da fala do secretário foi com relação ao nível de transmissão da doença, que, nesta quinta, se encontra em 0.86. “Houve outra queda, a taxa vem se mantendo num patamar razoável, e, isso, vai permitir novas medidas com relação à abertura de alguns setores”, disse Rocha.

Taxa de transmissão do novo coronavírus volta a cair na capital, e está em 0.86 Credito: ED ALVES

Se em momento mais críticos da pandemia o número de casos ativos – quando pode transmitir a outra pessoa – chegou a 16 mil, mas, hoje, encontra-se em 7.258.

Sobre insumo e oxigênio para o tratamento específico dos pacientes com covid-19, Rocha assegurou que “temos pelo menos 70 dias de insumos para o kit intubação, o que dá uma tranquilidade para a Secretaria de Saúde e também para a população. E o oxigênio também está dentro do esperado para este mês.

Decreto

Gustavo Rocha disse ainda que será publicado hoje um decreto que permite o retorno das atividades de sociais, como casamento, aniversários, batizados e afins, desde que respeitem 50% da capacidade de lotação, funcione de 11h às 23h, não realiza dança ou qualquer tipo atividade que aglomere pessoas, entre outras medidas.

O decreto só vale para estabelecimentos que tenham licença definitiva para tais fins, fico proibido para estabelecimento que possuem licença eventual. A venda de ingresso ou qualquer tipo de cobrança também está vedada.

“Autorizou a retomada dos eventos sociais, como casamento, festas de aniversário, esses espaços que praticam esse tipos de evento, estarão autorizados a voltar às suas atividades”, disse o chefe da Casa Civil.

Vacinação

Nesta semana, em outra entrevista coletiva, o secretário pediu que imprensa ajudasse na conscientização das pessoas com idade entre 50 e 54 anos fossem as pontos de vacinação se imunizar. Segundo Rocha, a medida tem surtido efeito, já que houve um aumento no número de vacinado para esta faixa etária.

“Houve um aumento, que é bom, é positivo, mas ainda está abaixo da expectativa da Secretaria de Saúde. Por isso, nós voltamos a falar da importância da vacinação”, disse.

E, por fim, Rocha disse que a próxima leva de vacinas que chegar ao DF será destinada à vacinação dos professores da rede pública.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista, membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP

Nos siga no Google Notícias
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

%d blogueiros gostam disto: