- PUBLICIDADE -
domingo, 17 janeiro, 2021 - 19:54 PM
- PUBLICIDADE -

Hospital da Criança realiza seminário Eficiência do Gasto Público em Saúde

Com foco na melhor entrega de serviços de saúde ao menor custo público, o Hospital da Criança de Brasília (HCB) promove o Seminário Eficiência do Gasto Público em Saúde, durante esta quarta-feira (20). O evento tem a parceria do Ministério da Saúde (MS), Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

“Sabemos das dificuldades dos últimos anos e falamos muito de financiamento, mas não falamos da nossa capacidade de fazer mais com os recursos que temos. Precisamos discutir a eficiência do gasto. É fundamental. Essa nossa proposta surgiu da ideia de avaliar o gasto do HCB”, explicou o superintendente executivo do hospital, Renilson Rehem, na mesa de abertura do evento.

INICIATIVAS – O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, destacou que a pasta busca diversas formas de aperfeiçoar o uso dos recursos para melhorar a entrega dos serviços à população do DF. “Uma das nossas medidas tomadas, logo no início da gestão, foi a ampliação do Instituto Hospital de Base para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, que vai permitir avanços muito grandes. Mas precisamos estabelecer novas metas para 2019, abrindo novas possibilidades”, argumentou.

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF

Para o secretário executivo do Ministério da Saúde, Gabardo Reis, alguns hospitais públicos custam muito caro e a entrega de serviços à população deixa a desejar. “Quando falamos da ineficiência do gasto público, um dos pontos que mais quero ressaltar é a falta de escala, fundamentalmente nos hospitais de pequeno porte”, enfatizou.

“Esse é um tema para a Opas, porque a eficiência pública é um imperativo ético. Não é só um acréscimo, mas é uma necessidade. A eficiência possibilita criar valor para a população assistida”, confirmou o representante do organismo, Ricardo Tasca.

O presidente do Conass, Leonardo Villela, ressaltou que o sistema público de saúde enfrenta um subfinanciamento o qual considerou crônico, mas que necessita ser usado a favor da população. “Por isso, é de extrema importância ter representantes do Tribunal de Contas da União engajados nesse debate, pois esses tribunais podem contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão. E também tenho convicção de que a parceria com setor privado é essencial para aumentar a eficiência”, finalizou.

Durante todo o dia, os participantes do seminário irão debater metodologias para avaliação de eficiência: experiências na saúde, eficiência do gasto em unidades públicas de saúde geridas por Organizações Sociais de Saúde.

Ailane Silva, da Agência Saúde

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid

Decisão depende de publicação para entrar em vigor Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo