- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
sexta-feira, 26 abril, 2024 - 04:47 AM
- PUBLICIDADE -

Secretário de Saúde visita Parque de Apoio da pasta

Okumoto conheceu a Oficina Ortopédica, o almoxarifado, a Farmácia Central e o Samu-DF

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, visitou, nesta sexta-feira (29), o Parque de Apoio da pasta, onde funciona a Oficina Ortopédica, o almoxarifado, a Farmácia Central e o Núcleo de Educação em Urgências do Samu. O objetivo foi se inteirar da realidade da rede, conhecer mais sobre os serviços prestados, detectar possíveis gargalos e ouvir servidores sobre as principais demandas do local.

A primeira parada foi na Oficina Ortopédica, nome mais conhecido do Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (Nupop) da Secretaria de Saúde. O Nupop e o Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais são responsáveis pela avaliação, acompanhamento e encaminhamento de pacientes para confecção de órteses e próteses ambulatoriais.

De acordo com Okumoto, o serviço ficou parado por quatro anos, sem oferecer esses materiais aos pacientes. “Agora, não haverá mais descontinuidade no fornecimento. Vamos fazer o possível para atender da melhor forma possível”, afirmou Okumoto, que estava acompanhado do secretário adjunto de Gestão, Sérgio Costa.

Quem agradece são os usuários, como a aposentada Hilda Ribeiro, 83 anos. Depois que perdeu a perna esquerda devido a uma trombose, há 21 anos, utiliza com frequência o serviço da Secretaria de Saúde, para a manutenção usual de sua prótese. “O trabalho aqui é ótimo. Os profissionais são muito atenciosos e me tratam muito bem”, elogiou Hilda.

Nesta sexta-feira (29), nove pacientes da rede pública receberam próteses de membro inferior definitivas, entregues pela Secretaria de Saúde depois de feitos os devidos ajustes. Pelo menos 144 próteses estão previstas para serem entregues ainda este ano.

“A entrega das próteses traz qualidade de vida aos pacientes que, muitas vezes, não imaginavam voltar a ter. Com esses equipamentos especiais, finalmente, eles poderão se locomover e se exercitar”, destacou o secretário.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

Um dos pacientes beneficiados é o aposentado José de Resende, 59 anos. Depois de perder as duas pernas no ano passado por problemas de circulação, aguardava para receber as próteses. “Agradeço muito por esse trabalho. Fiz a fisioterapia e agora tenho de me habituar a elas. Com o tempo, espero já estar andando de novo”, conta.

Semanalmente, é agendada a entrega na Oficina Ortopédica da Secretaria de Saúde. Para o cidadão ter acesso a órteses e próteses, é preciso laudo médico ou solicitação de profissional da área de saúde, e levar a documentação para cadastro no Banco de Dados do Programa de Órteses e Próteses. Depois disso, os pacientes passam por uma avaliação, realizada pela fisioterapeuta do ambulatório.

Também são dispensados outros produtos, apresentados ao secretário de Saúde durante a visita, como, por exemplo, cadeiras de rodas e de banho, palmilhas para usuários com pé diabético, calçados especiais, andadores, bengalas, próteses mamárias e aparelhos que auxiliam pacientes com problemas respiratórios.


Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

DEMAIS LOCAIS – Outro lugar visitado por Okumoto foi o almoxarifado do Parque de Apoio, onde conheceu os estoques da pasta.

Depois, foi ao prédio da Farmácia Central, e conheceu as três gerências que funcionam no local, relacionadas a material de enfermagem, medicamentos e laboratório; e de órteses e próteses.

Por fim, visitou o Núcleo de Educação em Urgências do Samu, onde os profissionais de saúde do local explicaram como são feitos os atendimentos aos usuários da rede pública de saúde e as ações adotadas para ensinar a população sobre como evitar acidentes.

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Nos siga no Google Notícias
Avatar
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Que fazer parte do nosso grupo no Wpp?